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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Seg | 28.08.17

Benefícios da Fruta Desidratada

Ricardo

Fruta desidratada.jpg

 

A desidratação dos alimentos é um processo simples e não altera a composição dos mesmos pelo que podem ser integrados numa dieta alimentar saudável.

 

Este método de preservação consiste em retirar a água dos alimentos, permitindo assim, reter a maior parte do seu conteúdo nutricional, sem ser necessário acrescentar conservantes, dado que as bactérias e os bolores não se desenvolvem em locais secos.

 

Os alimentos desidratados são cada vez mais procurados pelos consumidores por serem práticos, fáceis de armazenar, bastante nutritivos e porque permitem a sua utilização de forma natural fora da época de colheita.

 

O que não falta são exemplos de ingredientes dos quais retiramos, total ou parcialmente, a água para ficarem secos e poderem durar mais tempo: o feijão e o grão-de-bico que temos de demolhar antes de cozinhar, o louro ou os orégãos para temperar, chás de ervas, bacalhau, passas de uvas, as ameixas secas, etc.

 

No caso dos hortícolas e legumes, que dão origem às sopas em pó, consegue-se manter quase 100% das suas vitaminas (sobretudo a vitamina A) e minerais (selénio, potássio e magnésio).

 

Já as frutas desidratadas, dividem-se em:

Frutos secos oleaginosos – sementes, como amêndoas, castanhas-do-pará e nozes

Frutas secas – uvas passas, damascos, bananas, ameixa seca, figos ou tâmaras

 

Podem ser utilizadas como snacks para refeições intermédias ou dar um toque especial a pratos. Quando consumidas com moderação, podem ser muito benéficas para a saúde, pois são riquíssimas em fibras, minerais, potássio, magnésio, selênio, cálcio, ferro, vitaminas A e do Complexo B. Para um lanche poderá optar por três a quatro frutas, sem açúcar nas frutas desidratadas, e sem sal nas oleaginosas.

 

O maior benefício no consumo de alimentos desidratados é o facto de guardarem o sabor dos frescos, preservando a sua qualidade nutricional, e a certeza de que são alimentos livres de conservantes ou corantes, constituintes nocivos para a nossa saúde.

 

Embora sejam alimentos saudáveis, os alimentos secos não devem substituir os frescos de forma geral, por terem um valor energético superior, devido à concentração dos seus nutrientes. No entanto, para praticar uma alimentação equilibrada, o ideal é variar não só nos alimentos, mas também na forma como os confeciona.

 

Fonte do artigo

 

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Dom | 27.08.17

Benefícios da Castanha do Brasil

Ricardo

Castanha do brasil.jpg

A castanha do brasil, também conhecida como castanha-do-pará (Bertholletia excelsea), é um fruto com alto teor calórico e proteico que representa o produto vegetal mais importante da Amazónia a nível ecológico, social, económico e alimentar.

 

Os principais benefícios da castanha do brasil são:

 

Castanha-do-pará - 10 g (2 castanhas) 
Calorias66 kcal
Gorduras totais6,71 g
Gorduras saturadas1,6 g
Gorduras monoinsaturadas2,38 g
Gorduras poli-insaturadas2,4 g
Proteínas1,43 g
Carboidratos1,17 g
Cálcio16 mg
Ferro0,24 mg
Fósforo72 mg
Magnésio38 mg
Potássio66 mg
Zinco0,41 mg
Vitamina E0,57 mg
Selênio192 mcg

 

Boa para o coração: Por seu alto teor de ômega-9 e por fornecer antioxidantes diversos como vitamina E, selênio, glutationa e esqualeno, a castanha age na saúde cardiovascular. Por ter ação antioxidante e ainda ser rica em gorduras insaturadas, a castanha-do-pará favorece a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim, LDL, e aumentando os níveis do colesterol bom, HDL.

 

Protege o cérebro: Vitamina E, selênio e ômega-9 ajudam na memória e raciocínio, e estes antioxidantes, presentes na castanha-do-pará, protegem os neurônios das ações negativas dos radicais livres, podendo contribuir na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

 

Bom para a tireoide: A tireoide depende de alguns minerais para o seu perfeito funcionamento, principalmente selênio, zinco e iodo. Eles fazem parte de reações bioquímicas que permitem a produção dos hormônios tireoidianos. Muitas vezes o hipotireoidismo inicial pode ser corrigido com um nível ideal destes minerais. A castanha-do-pará se torna uma aliada da tireoide por conter boas quantidades de selênio.

 

Melhora a imunidade: Selênio, vitamina E e glutationa são potentes antioxidantes que ajudam a controlar a produção de radicais livres e colaboram para a imunidade, o que se reflete em um risco menor de contrair cancro..

 

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Dom | 27.08.17

Benefícios do Tomate desidratado

Ricardo

Tomate desidratado.jpg

O tomate desidratado é rico em nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Fonte de licopeno, uma substância antioxidante que auxilia na proteção contra os radicais livres, o tomate também é anticancerígeno e anti-inflamatório, além do alto nível de potássio presente que ajuda a prevenir a hipertensão, doenças cardíacas, derrames, alguns tipos de cancro e distúrbios digestivos. 


"Os benefícios comparados ao tomate fresco, é que em sua composição há quase o dobro de vitamina A, o triplo de licopeno, seis vezes mais potássio e sete vezes mais magnésio. Além disso, o tomate desidratado é fonte de vitaminas C, B, E, ácido fólico, zinco e fósforo.".

Os principais benefícios do tomate desidratado são:

Saúde dos olhos: Com grande quantidade de vitamina A, o consumo de tomates secos ajudam a reduzir o risco da degeneração macular.

Retarda o envelhecimento: Mantém a pele jovem devido a proteção da vitamina A e o licopeno que atua como um filtro solar natural.

Controla a pressão: Por ser rico em potássio, o tomate está na lista dos alimentos que ajudam a manter a pressão arterial estável. "Deve ser consumido com moderação pela elevada quantidade de sódio ou preparar artesanalmente o tomate seco para se ter certeza da quantidade.", ressalta a Dra. Luciana.

Ajuda na saúde dos ossos: A união do potássio com o licopeno auxilia na manutenção do ossos, prevenindo a osteoporose.

Previne o cancro: Fonte de antioxidantes e fitonutrientes, o tomate seco é um poderoso aliado na prevenção da doença. O alimento reduz consideravelmente o processo de desenvolvimento das células cancerígenas. Além disso, os antioxidantes ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e auxilia no controle do colesterol.

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Dom | 27.08.17

Benefícios da Canela

Ricardo

Canela.jpg

 

O que é a canela?
A canela é uma pequena árvore que se encontra comumente na Ásia do Sul e a região de Oriente Médio. A canela que compramos tipicamente em supermercados é realmente o córtex desta árvore, vendido como pau ou em um pó. Os dois tipos mais populares de canela são Ceilan e a casia, que se derivam de diversas árvores.

 

Os principais benefícios da canela são:

  1. Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
  2. Melhorar transtornos digestivoscomo gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  3. Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  4. Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;
  5. Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
  6. Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  7. Combater infeções das vias respiratórias ela tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  8. Diminui o apetite pois é rica em fibras;
  9. Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
  10. Melhora o contato íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.
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