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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Qui | 07.09.17

Benefícios do Abacate

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Apesar de ser um fruto composto essencialmente por gordura, não se deixe enganar, pois é mesmo uma mais-valia na sua dieta. Conheça alguns dos benefícios do abacate.

 

Emagrecimento. O abacate ajuda não só à manutenção do peso saudável como também à perda da gordura em excesso, não por se pobre em calorias, mas precisamente pela elevada quantidade de gorduras “boas” que contém. Como snack ou adicionado às suas saladas, o abacate fará toda a diferença no que toca à redução do apetite por muito mais tempo, com a vantagem de fornecer gorduras mono-insaturadas que ajudam à digestão e absorção de nutrientes.

 

Tensão arterial. Fonte generosa de potássio, um mineral importante no metabolismo, no controlo da tensão arterial e na contração muscular.

 

Colesterol. Este “super” fruto tem características únicas devido ao seu teor de gordura ímpar: gordura mono-insaturada. Apesar de poder parecer, à primeira vista, contraditório por ser um alimento gordo, o consumo regular da sua gordura saudável é cientificamente comprovado como vantajoso na redução do colesterol-LDL, ou “mau-colesterol”.

 

Anti-envelhecimento. Fonte de vitamina C, substância que atua na metabolização do colagénio, e outros antioxidantes, retarda o envelhecimento da pele.

 

Diabetes. Melhora a saciedade ao longo do dia e auxilia no controlo da glicémia, particularmente importante para quem sofre de diabetes

 

Imunidade. Vitaminas A, C e E, glutationa e outros polifenóis abundantes no abacate, conferem-lhe extraordinária acção anti-inflamatória e modeladora do sistema imunitário, contribuindo para a neutralização dos danosos radicais livres.

 

Memória. As suas gorduras saudáveis estimulam a normal circulação sanguínea, aumentando a capacidade de concentração e melhorando a memória.

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios do Chá branco com limão e gengibre

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Chá Branco com Limão e Gengibre

 

Ingredientes: Chá branco Pai Mu Tan, chá verde, erva-príncipe, pedaços de gengibre, cascas de limão e aromas naturais a citrinos.

Excelente chá digestivo, fonte de vitamina C, diurético e purificante, anti-gripal

 

Propriedades do chá branco: Acelerador do metabolismo, diurético, desintoxicante e favorece a perda de peso. Várias pesquisas têem demonstrado que o chá branco possui as mesmas propriedades do chá verde embora, no caso do chá branco a concentração de catequinas ( anti-oxidante natural) seja bastante mais elevada do que no chá verde. Além disto, o chá branco possui um sabor mais suave do que o chá verde.

 

Temperatura aconselhada da água: 60-80º (quando aparecem as primeiras pequenas bolhas de ar na água)

 

*Tempo de infusão: 1 - 3 minutos

 

*Quantidade recomendada: 1 colher de chá por pessoa. Aprox. 2 grs / chávena

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios das lentilhas

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Beneficios das Lentilhas – As lentilhas são um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de baixar o colesterol.

 

Não só ajudam a reduzir o colesterol, como possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido o seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição.

 

As lentilhas podem ser feitas como se faz o feijão e, por isso, basta cobrir as lentilhas com água e deixar cozinhar por 30 minutos. Assim, para fazer uma sopa rápida e nutritiva basta cozinhar as lentilhas secas junto com cenoura e cebola, por exemplo, e comer em forma de sopa ou com arroz.

 

Beneficios das Lentilhas

lentilha é rica em proteína e contém menos gordura e calorias do que proteínas animais. Uma porção de meia xícara de lentilha cozida oferece cerca de 9 gramas de proteína, o que ajuda a criar tecido muscular magro. Embora a lentilha seja rica em proteína, a proteína é incompleta. Isso quer dizer que a lentilha não oferece todos os 20 aminoácidos essenciais que o corpo precisa.

Para conseguir todos os aminoácidos que você precisa, coma outras proteínas vegetais, incluindo feijão, arroz integral ou feijão frade durante o dia. Você não tem que comer proteínas incompletas juntas na mesma refeição.

 

Informação nutricional da lentilha

(Componentes Quantidade por 100 g de lentilhas)

Energia – 127 calorias
Proteínas – 5 gr
Gorduras – 0,4 gr
Hidratos de Carbono – 25,9 gr
Fibras – 3,2 gr
Vitamina B1 – 100 mcg
Vitamina B2 -120 mcg
Vitamina B3 – 0,9 mg
Vitamina C – 16,8 mg
Zinco 5 – mg
Cálcio – 18 mg
Fósforo 71 mg
Ferro – 2,4 mg

 

Corresponde, também, a uma fonte considerável de ferro, cujas necessidades estão particularmente aumentadas em grupos de risco da sua deficiência, como as grávidas, lactentes, crianças e adolescentes e, também, mulheres menstruadas, devido às perdas sanguíneas.

ferro é um componente da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos e também integra os principais complexos enzimáticos para a produção de energia.

 

A lentilha engorda?

 

O consumo de lentilha está associado a dietas de emagrecimento. No entanto, se consumir grandes quantidades, como 2 chávenas por dia,a lentilha engorda como qualquer outro alimento calórico, já que estará adicionar 460 calorias a sua dieta.

 

A maneira mais provável em que a lentilha engorda é no caso de adicionar pedaços de bacon ou muita gordura durante a preparação. Nesse caso, você não estará simplesmente comendo lentilhas e sim lentilhas com gordura. É possível que somente uma chávena de lentilhas tenha mais de 500 calorias neste versão com gordura.

 

Além da lentilha não engordar, ela possui altos níveis de ácido fólico e magnésio, que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, sendo um óptimo alimento para quem quer cuidar do coração.

 

Beneficios das Lentilhas

 

O alto teor de fibras e hidratos de carbono presentes na lentilha ajudam a regular o açúcar presente na corrente sanguínea e diminui a absorção de gordura, reduzindo o colesterol. Para pessoas com diabetes a lentilha é um alimento muito bom, uma vez que, ajuda a controlar o açúcar no sangue.

 

Para as mulheres, a lentilha possui uma substância que tem acção semelhante as hormonas femininas, ajudando na redução dos sintomas da TPM. Mas a lentilha deve ser evitada para quem tem acido úrico elevado, pois ela faz aumentar as purinas, provocando crises de gota.

 

Beneficios das Lentilhas

 

 

 

A Lentilha ajuda a ganhar massa muscular?

 

É claro que ajuda, todos sabemos que para ganhar massa muscular, além de ir ao ginásio devemos, ter uma alimentação rica em proteínas, para que a hipertrofia aconteça.

Assim sendo, se observarmos a tabela nutricional acima, podemos verificar que a Lentilha possui quantidades significativas de proteína numa porção de 100 gramas.

Mas como a grande maioria dos vegetais, a Lentilha não possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo necessita, formando uma proteína incompleta.

Para solucionar este pequeno problema basta adicionar outro vegetal a sua alimentação, como o arroz integral por exemplo.

 

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios do feijão preto

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O Feijão Preto é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro mas tambem muito rico em fibras, ácido fólico, cálcio, fósforo, potássio, proteínas e antioxidantes, juntamente com inúmeras outras vitaminas e minerais.

 

O Feijão Preto é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro mas tambem muito rico em fibras, ácido fólico, cálcio, fósforo, potássio, proteínas e antioxidantes, juntamente com inúmeras outras vitaminas e minerais:

 

Combina com arroz..

Quando combinado com o arroz integral obtemos todos os 8 aminoácidos essênciais, aqueles que o nosso corpor não consegue sintetizar e tem que obter através da alimentação. Essa é uma das razões do feijão preto ser tão incluído nas dieta vegetariana.

 

Manutenção do sistema digestivo..

A elevada quantidade de proteína e fibra no feijão preto ajuda a mover os alimentos através do estômago e intestino grosso, a um ritmo mais saudável.

Apoia o equilíbrio ideal das populações de microrganismos necessários para um sistema digestivo saudável.

 

Regula os níveis de açucar no sangue..

O movimento constante das proteínas e fibra através do sistema digestivo permite uma melhor digestão dos alimentos e ajuda a reduzir os extremos em relação à absorção de açúcar simples no trato digestivo.

Um excesso de açucares simples numa só refeição produz um pico de açúcar no sangue indesejado e que leva muitas vezes à obesidade e outros problemas de saúde, adicionar feijão preto às suas refeições ajuda a controlar estes picos de açucar no sangue assim como a evitar “quedas desreguladas” dos níveis de açucar, tambem elas detrimentais para a saúde.

 

Saúde Cardiovascular..

O feijão preto é abundante em fibras solúveis, que é especificamente o tipo de fibra muito útil na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Riscos reduzidos de doenças coronárias e ataques cardíacos ambos têm sido associados com o aumento do consumo de fibras solúveis, particularmente de origem leguminosa.

 

Antioxidante..

O feijão preto contem uma grande variedade de antioxidantes e anti-inflamatórios que combatem as doenças cardiovasculares.

Proteção antioxidante e anti-inflamatória é particularmente importante para o sistema cardiovascular.

Quando os vasos sanguíneos são expostos ao stress oxidativo excessivo ou à inflamação, o risco para o desenvolvimento de doenças é consideravelmente mais elevado.

A prevenção do stress oxidativo e da inflamação reduz o risco de adquirir a maioria das doenças cardiovasculares.

O feijão preto também é rico em ácido fólico e magnésio, ambos nutrientes altamenta associados com a preservação da saúde cardiovascular.

 

Prevenção..

Considerando-se que o feijão preto contêm pelo menos 8 flavonóides diferentes, cada um com um enorme potencial antioxidante, pelo seu alto teor de fitoquímicos, vários estudos têm relacionado o consumo de feijão preto com risco reduzido de certos tipos de cancro.

Estudos recentes têm sugerido eficácia considerável contra adenoma do cólon, um tumor não-cancerígeno que podem evoluir para o cancro do cólon.

..saúde do Sistema Nervoso..

A vitamina B6, é particularmente abundante no feijão preto. O sistema nervoso depende da vitamina B6 para produzir os aminoácidos que necessita para funcionar.

Para mulheres grávidas uma deficiência em ácido fólico (vitamina B6) pode causar o desenvolvimento inadequado do cérebro do feto e da medula espinhal.

Para além da vitamina B6 o alto teor de ferro contido no feijão preto é particularmente benéfico para mulheres grávidas.

 

Rico em molibdénio..

O feijão preto é uma fonte extremamente rica do molibdénio mineral.

O molibdénio serve para quebrar e desintoxicar sulfitos encontrados em alimentos como saladas e vinhos.

Muitas pessoas são sensíveis aos sulfitos que podem causar taquicardia, dor de cabeça ou desorientação.

Os estudos também sugerem que as deficiências de molibdénio podem ser uma das causas de impotência nos homens mais velhos.

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios dos Cogumelos

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Existem os Portobello, os de Paris, os Shiitake, os Porcini… Variedade é que não falta. Noutros tempos, tinham fama de “perigosos”, pela possibilidade de serem venenosos. Nos dias que correm, estão cada vez mais mais na moda. Os cogumelos são saborosos e tÊm muitos benefícios.

 

A influência de outras culturas gastronómicas tem levado ao aparecimento de diversas espécies deste fungo nas prateleiras dos nossos supermercados. E ainda bem. Se pararmos para pensar, a verdade é que os cogumelos podem ser confeccionados das mais variadas formas. Servem para omelete, desenrascam uma massa, acompanham carne e ainda se recheiam com queijo. Para além de versáteis, são ainda muito nutritivos para o nosso organismo e pouco calóricos. Sabia que uma chávena de cogumelos brancos, crus, têm apenas 15 calorias? Sendo que a essa mesma quantidade tem zero gramas de gordura e 2,2 gramas de proteína. Por isso já sabe, pode abusar deste ingrediente sem pesos na consciência.

 

E os benefícios não se ficam por aqui:

 

  1. São ricos em vitamina D
    Algumas espécies deste alimento são ricas em ergosterol, o que estimula a produção de vitamina D quando combinada com exposição à solar. Este micronutriente é importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular, e para a imunidade.
  2. São fonte de ácido Fólico
    Os cogumelos têm três vezes mais quantidade de ácido fólico que os bróculos e espinafres. É por isso importante o seu consumo para prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas.
  3. Alto teor de fibra
    O elevado teor de fibra e proteínas ajuda na gestão do peso pois conferem saciedade sem um elevado número de calorias e de lipídos.
  4. São antimicrobianos
    O sistema imunitário fica fortalecido com a ingestão diária deste fungo. Os cogumelos estimulam as células de defesa do organismo conferindo maior imunidade a vírus, constipações ou gripes.
  5. São antioxidantes
    Os cogumelos têm um grande poder antioxidante que ajuda o organismo a proteger-se dos radicais livres. A pele mantém-se, assim, com um aspecto mais saudável, retardando o envelhecimento.

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