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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Sab | 09.12.17

Benefícios do café

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Os milhares de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: o café faz bem à saúde. Aliás, e desde que bebido com moderação, os benefícios do café são muitos e diversificados.

 

  • Numa investigação realizada na conceituada Escola de Medicina de Harvard, onde foram observadas mais de 193,000 pessoas, chegou-se à conclusão que quem bebia café de forma regular tinha um risco menor de vir a desenvolver diabetes (tipo 2), do que aquelas pessoas que não bebiam café. Mesmo as pessoas que bebem descafeinado têm uma maior probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que bebem café normal.

 

  • Um copo de café contém cerca de 1 grama de fibra solúvel, o que significa que o seu consumo contribui para manter os níveis de colesterol baixos.

 

  • Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas. O “American Journal of Clinical Nutrition” contém um estudo que alerta para o facto de pessoas saudáveis com 65 anos ou mais que bebiam 4 ou mais chávenas de café por dia tinham menos 53% de probabilidades de desenvolver uma doença cardíaca.

 

  • O café contém magnésio, o que permite que as células do organismo se tornam mais sensíveis à insulina. O resultado? Uma maior sensibilidade à insulina significa manter os níveis de energia e de glicose no sangue saudáveis e equilibrados.

 

  • Sabia que uma caneca de café tem mais antioxidantes do que uma porção de mirtilos? Os antioxidantes são responsáveis por um sem número de benefícios saudáveis, incluindo o atrasar do processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida. Para além disso, o poder anti-inflamatório dos antioxidantes é extremamente eficaz, o que se revela crucial na luta contra doenças cardíacas e diabetes.

 

  • Alguns estudos já foram mais longe e sugerem que o consumo regular e moderado de café pode diminuir o risco de vir a desenvolver doenças como pedra nos rins, cirrose, Parkinson’s, cancro no fígado, próstata e cólon.

 

  • Para além de ser um diurético natural, o café pode ser um aliado na luta contra o excesso de peso. Baixo em calorias, o café acelera o metabolismo o que, por sua vez, ajuda a queimar gordura e calorias indesejadas.

 

  • O consumo diário e moderado de café pode ajudar a melhorar o estado de espírito e ainda combater a depressão. Em muitos casos, tomar um café também pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça, aumentar os níveis de concentração e a memória. Adicionalmente, já foi ligado à demência, ou seja, o consumo de café reduz em cerca de 65% o risco de desenvolver esta doença psicológica.

 

  • Vários estudos apontam para o facto do consumo moderado de café ser eficaz no controle da asma – basta saber que a maioria dos medicamentos existentes para o tratamento de asma contém elevadas doses de cafeína.

 

  • Curiosamente, o café tem ainda benefícios para os dentes, ou seja, o composto Trigonellina, que confere ao café o seu aroma e sabor amargo, tem propriedades antibacterianas e anti-adesivas que previnem contra a formação de cáries dentárias.

 

  • O café tem ainda uma ação descongestionante, sendo extremamente eficaz no combate às constipações, uma vez que alivia os tubos bronquiais e acelera a recuperação.

 

  • A cafeína presente no café é um poderoso aliado no que toca à resistência e performance desportiva, quer seja um atleta de alta competição, quer seja um praticante regular de algum tipo de atividade física. Para além disso, o café pode reduzir as dores musculares que muitas vezes sucedem ao exercício físico em cerca de 48%.
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Sab | 09.12.17

Benefícios do Chá de Perpétua Roxa

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A sua designação em Latim é Gomphrena globosa. É uma amarantácea da Índia que se adaptou ao frio europeu e tolera solos pobres.
Formam inflorescências de pé alto e redondas. A cor pode variar entre o branco, lilás, rosa, roxo e vermelho sendo o roxo a sua cor original.

Propriedades:
  • O chá de perpétua roxa é um excelente anti-inflamatório que combate eficazmente dores de cabeça, dores de garganta, rouquidão, tosse, bronquite, laringite, aclara a voz e alivia sintomas de asma.
  • É também um chá que, bebido com regularidade, previne o cancro, reduz o mau colesterol e atua como um calmante natural.
  • Tem imensos benefícios para a saúde, porque tem poucas calorias e combate eficazmente os radicais livres, substâncias responsáveis pelo processo de envelhecimento e outras doenças degenerativas.
  • O chá pode ser bebido quente ou frio, embora para problemas com a voz, rouquidão, tosse ou dores de garganta seja mais útil, bebido bem quente.
Modo de preparação: 3 ou 4 flores por chávena. Verter água a ferver em cima das flores e deixar em infusão entre 5 e 7 minutos. Deixar arrefecer tapada. Para melhores resultados deve beber-se ainda quente.
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Sab | 09.12.17

Benefícios da dieta Paleo

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A dieta paleo é uma das dietas mais saudáveis que podemos seguir, e a sua popularidade na indústria fitness cresceu exponencialmente nos últimos anos.

O principal benefício desta dieta está relacionado com a os primórdios da alimentação, na época pré-histórica. Ou seja, apenas nos alimentarmos com aquilo que o homem foi originalmente “programado” a comer, apenas alimentos naturais, e rigorosamente nada processado. A teoria foi inicialmente proposta por Loren Cordain.

A comida da era moderna está carregada de substâncias desnecessárias, desde açúcares, a gordura trans, corantes e aromas artificiais. Todas estas substâncias estão ligadas a doenças como obesidade, cancro, diabetes, doenças cardíacas, Parkinson, Alzeheimer, depressão e infertilidade.

A dieta paleo foi desenvolvida para combater tudo isto, e poderes ser o mais saudável possível.

 

Alimentos Proibidos

Apresentamos-te uma lista de alimentos que deves evitar:

x Lacticínios

x Cereais

x Comida Processada + Açúcares

x Alimentos ricos em amido

x Álcool

 

Pode parecer bastante restritiva, mas na verdade há imensos alimentos que podem ser incluídos numa dieta paleolítica. Mas acima de tudo, ha sacrifícios que se têm de fazer para ver resultados. Pergunta-te a ti mesmo, se preferias incluir um destes alimentos na tua dieta, ou preferias atingir os teus objetivos?

 

 

Alimentos da Dieta do Paleolítico

 

 

Agora que conheces os alimentos proibidos da dieta paleolítica, aqui estão os alimentos que devem ser a base diária desta dieta.

 

 Fruta

 Vegetais

 Carne

 Peixe e marisco

 Frutos secos e sementes

 Gorduras saudáveis

 Ovo

 

Podem não parecer muitas opções, no entanto as possibilidades de refeições diferentes que esta lista permite é imensa, além de super saborosa.

 

 

Benefícios da Dieta Paleo

 

 

✔ Melhoria do perfil lipídico sanguíneo

Ao reduzires os níveis do teu perfil lipídico, reduzes a possibilidade de contrair doenças cardiovasculares, tais como ataques cardíacos.

✔ Ajuda na perda de peso

Como a tua alimentação se baseia em alimentos para os quais o teu corpo foi preparado para digerir e absorver, eliminaste os açúcares, os cereais e fontes de amido, vais aumentar a capaciadade de queimar gordura do teu corpo.

✔ Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

É uma dieta ótima para diabéticos e para todos aqueles com mais sensibilidade à insulina. Os teus níveis de glicose no sangue vão se manter num nível constante, o que significa que dificilmente terás ataques de fome, e vais ainda reduzir o teu potencial de acumular gordura.

 ✔ Treinos eficientes 

Por estares a ingerir os nutrientes certos para o teu corpo, alimentado o teu corpo com os macro e micronutrientes para os quais ele foi preparado para comer, vais estar sempre com um funcionamento ótimizado do organismo. O teu corpo vai conseguir usar os alimentos de forma mais eficiente, e assim fornecer-te com tudo aquilo que precisas.

✔ Melhoria do sono

A dieta do paleolítico tem uma efeito direto sobre as doenças coronárias, que estão associadas a insónia, o que significa que quando mudas para a dieta paleo, vais notar um aumento da qualidade do sono.

✔ Melhoria da qualidade da pele e dentes

Ao eliminares os açúcares e a gordura trans da tua alimentação, assim como corantes e aromas artificiais, vais sentir melhorias significativas na tua pele, tornando a dieta paleo excelente para que tem problemas de acne. Os teus dentes também vão melhorar, pois vão estar menos suscetíveis a manchas e cáries.

✔ Melhoria da digestão + propriedades anti-inflamatórias

A digestão com a dieta paleolítica melhor imenso, além das propriedades anti-inflamatórias. O corpo lida muito melhor com alimentos não processados, sem açúcar e amido.

 

 

Pontos Negativos

 

x Há vários alimentos que são normais na nossa alimentação, mas que estão proibidos na dieta paleo. Isto pode ser algo difícil de seguir para alguns, que não dispensam determinados alimentos.

x Alguns alimentos processados não propriamente prejudiciais à saúde, como o queijo fresco, que até é um alimento bastante consumido por entusiastas do fitness.

x Alguns alimentos proibidos como o feijão, e outros legumes, são reconhecidos por diminuírem o risco de várias doenças, como algumas que a dieta paleo combate.

x Como não somos todos iguais, por vezes nem sempre tudo se adequa a 100% em todos.

 

Conclusão

 

A dieta paleo é muito popular, e por boas razões. Existem imensos benefícios, e a perda de gordura é um deles e indiscutível.

No entanto, nem todos a conseguem seguir. A lista de alimentos proibidos pode colocar muita gente fora desta dieta.

Se procurar perder peso para ficar em melhor forma, recomendo vivamente que experimentes esta dieta.

 

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