Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Sab | 02.09.17

Benefícios da Amêndoa

Ricardo

amendoa.jpg

amêndoa ou Prunus dulcispertence pertence à família Rosaceae e é uma planta com folhas caducas.

Também é conhecida como amendoeira, amêndoa-durázio, amêndoa-de-coco ou amêndoa-molar.

O seu fruto contém uma semente encarada como um fruto seco, denominada amêndoa.

Destas mesmas sementes são extraídas essências e óleos que possuem propriedades consideradas medicinais e consequentemente usados em produtos de cosmética e na realização de licor marasquino.

Em Portugal é, essencialmente explorada no Algarve e Douro, embora seja proveniente de locais quentes e áridos como a parte oeste da Ásia. Durante a pré-história, foi, provavelmente transportada para o Norte de África e Grécia, sendo que, alguns historiadores consideram a espécie originária deste local. Regressando ao país, no Algarve surge com elevada importância gastronómica, essencialmente na doçaria e sobretudo devido aos seus benefícios em termos de saúde.

 

REDUZ O COLESTEROL MAU E PROMOVE O COLESTEROL BOM
As amêndoas possuem uma grande quantidade de gorduras saudáveis, comuns a todos os frutos secos oleaginosos. Assim, devemos incluí-las na nossa alimentação mas comer apenas uma pequena quantidade, de acordo com as calorias que precisamos e queremos ingerir. Além disso, os flavonóides presentes na pele das amêndoas, em conjunto com a vitamina E, reduzem o risco de doenças cardíacas.

 

 PROMOVE A SAÚDE DOS OSSOS E DENTES

Como é muito rica em cálcio, magnésio e fósforo, a amêndoa é um fruto seco que pode mesmo prevenir doenças como a osteoporose. Outros minerais como o potássio, o cobre e o zinco, que se encontram na sua composição, são também determinantes para a saúde dos nossos ossos e dentes. Invista pois nos benefícios das amêndoas.


ENERGIA EXTRA PARA O DIA A DIA

Quem não gosta de café, precisa por vezes de encontrar outras formas de “ganhar” energia. Fique a saber que a amêndoa é também uma forte aliada neste campo. As calorias que encontramos na sua composição, são convertidas, através dos nutrientes que também contém, em energia de qualidade! Bem como o manganês, o cobre e a riboflavina são nutrientes que ajudam à síntese de energia e a melhorar o metabolismo. Só vantagens!


MELHORA O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

A vitamina E das amêndoas ajuda a prevenir o declínio cognitivo e aumenta o estado de alerta; o zinco, por sua vez, protege as células do cérebro da ação nociva dos radicais livres; já a fenilalanina pode prevenir a doença de Parkinson e aumentar a produção de substâncias no cérebro como a dopamina e a adrenalina. T


REMÉDIO CONTRA A PRISÃO DE VENTRE

Sofre com um mau funcionamento intestinal? Então experimente comer um punhado de amêndoas por dia e vai ver como melhora imediatamente. O seu alto teor de fibras, faz com que os intestinos trabalhem melhor, para além de serem um poderoso antisséptico intestinal, reduzindo o risco do cancro do cólon. Para ver melhoras significativas não se esqueça, claro, do consumo abundante de água. Acredite que os seus intestinos vão ficar mais felizes!

 

ELIXIR PARA A PELE E CABELOS

Já ouviu, certamente, falar do óleo de amêndoas. Opte por produtos para a pele e cabelos que contenham este óleo na sua composição e verá como ficarão bem mais nutridos e saudáveis. Para além disso, ao consumir amêndoas, está a dar um extra de vitamina E ao seu organismo, que é um poderoso antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células da pele.


AJUDAM A GANHAR MÚSCULO

São um dos alimentos de eleição para quem pratica desporto, uma vez que são altamente ricas em proteína (um quarto de uma chávena de amêndoas tem 8 gramas de proteína, ou seja, 2 gramas a mais que um ovo!), ajudam os músculos a crescer e, por sua vez, a exterminar gorduras indesejadas. E são tão deliciosas que pode misturá-las em tudo! Iogurtes, leite, fruta, ou então leve-as assim mesmo, numa caixinha, para o trabalho!

 

BENEFICIAM O DESENVOLVIMENTO DO FETO DURANTE A GRAVIDEZ

O magnésio que encontramos nas amêndoas previne as contrações antes do tempo, nas mulheres grávidas. Sabia disto? Se está grávida é uma boa começar já a comer. A somar a isto, o desenvolvimento adequado de um feto necessita de folato, pois a carência deste nutriente pode originar malformações no cérebro e espinal medula da criança. A amêndoa fornece grande quantidade de ácido fólico, garantido que terá uma gestação saudável. Quer seja homem ou mulher, quer esteja grávida ou não, aproveite todos os benefícios das amêndoas!

 

Fonte do artigo

loading...