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Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Ter | 29.08.17

Benefícios da Aveia

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Desvalorizada durante muitos anos por alguns países, onde era utilizada apenas como alimento para animais, a aveia tem características que lhe conferem o título de superalimento.

Sendo um dos hidratos de carbono complexos mais interessantes do ponto de vista nutricional, é um ótimo alimento a incluir ao pequeno-almoço e em refeições intermédias. Veja o que este cereal pode fazer por si.

Com um perfil nutricional invejável, este cereal é uma excelente fonte de energia. Destacamos o facto de reforçar o sistema imunitário e ajudar a prevenir doenças cardíacas e, também, a diabetes. 

Contém ainda um alto teor de fibra, o que faz com que este cereal tenha uma ação reguladora do trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, enquanto impede a proliferação de células cancerígenas no cólon. Ainda ajuda a baixar os níveis de colesterol, ao mesmo tempo que reduz a pressão arterial.

A libertação prolongada de energia deste hidrato de carbono e o reforço de glicogénio muscular faz com que seja a opção ideal para uma refeição pré-treino, prova ou mesmo para um pequeno-almoço. É por isso que este é um dos alimentos de eleição dos adeptos do exercício. 

É ainda recomendada em estados de anemia, fraqueza e fadiga crónica. Também é muito útil quando incorporada na alimentação de grávidas ou a amamentar, lactentes e na recuperação de doenças.

 

Os principais benefícios da aveia são:

  1. Emagrece
  2. Regula os níveis do colesterol
  3. Regula o intestino
  4. Regula os valores de açúcar no sangue
  5. Controla a pressão arterial
  6. Reduz o risco de cancro do cólon
  7. Anti-inflamatória
  8. Energética

 

Propriedades da Aveia - ValorNutricional:

O melhor: o seu valor nutricional. Tome nota dos seguintes valores, por 100 gramas:

  • Calorias: 366 Kcal
  • Lípidos: 5,8 g
  • Hidratos de carbono: 61,7 g
  • Proteína: 13,5 g
  • Fibra: 6,7 g

 

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