Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Beneficios.pt

Qua | 30.08.17

Benefícios da cenoura

cenouras.jpg

A cenoura é um alimento alcalinizante rico em fibras, potássio, manganésio, niacina, vitamina C, vitamina B6 e carotenos (especialmente betacarotenos).

Beneficios da cenoura para a saúde

1. Ajuda a proteger a visão

A cenoura é um alimento rico em betacaroteno, sendo que o betacaroteno ajuda a proteger a visão, especialmente a visão noturna. A poderosa ação antioxidante dos betacarotenos proporciona proteção contra a degeneração macular e o desenvolvimento de cataratas senis (a principal causa de cegueira nos idosos).

2. Ajuda a prevenir o cancro

Estudos demonstraram que as cenouras reduzem o risco de cancro de pulmão, câncer de mama e cancro de cólon.

O falcarinol, também conhecido por carotatoxina, é um pesticida natural produzido pela cenoura que protege as raízes de doenças fúngicas. As cenouras são uma das únicas fontes deste composto. Um estudo mostrou uma redução de 33% no risco de câncer em ratos que comeram cenouras.

3. Reduz o risco de enfisema

Um estudo com animais (realizado pela Universidade do Estado do Kansas – Estados Unidos) demonstrou que as dietas ricas em vitamina A reduzem a inflamação pulmonar e a ocorrência de enfisema.

4. Purifica o organismo

A vitamina A auxilia o fígado a eliminar as toxinas do organismo. Ela reduz a bílis e a gordura no fígado. A fibra presente na cenoura ajuda a limpar o cólon e acelera o movimento das fezes ao longo do intestino.

5. Ajuda a controlar o diabetes

Pesquisas realizadas em humanos sugerem que comer alimentos ricos em carotenóides, como é o caso das cenouras, pode ajudar a tornar o efeito da insulina mais eficaz, melhorando assim o controle da glucose no sangue.

6. Protege os dentes e gengivas

As cenouras cruas são crocantes e ajudam a limpar os seus dentes e a sua boca. Elas raspam a placa e os restos de alimento tal como fazem as escovas de dentes quando você escova seus dentes com pasta dental. As cenouras estimulam as gengivas e a produção de uma grande quantidade de saliva, que sendo alcalina, equilibra as bactérias que degradam os dentes. Os minerais presentes nas cenouras ajudam a prevenir danos nos dentes.

7. Ajuda a prevenir as doenças do coração

Estudos mostram que as dietas ricas em carotenóides estão associadas com um menor risco de doença cardíaca. Para além de betacaroteno, as cenouras contêm também alfa-caroteno e luteína.

O consumo regular de cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque as fibras solúveis das cenouras ligam-se com os ácidos biliares.

8. Fortalece o sistema imunológico

As cenouras têm propriedades anti-sépticas e antibacterianas que fazem delas o alimento ideal para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, as cenouras são uma rica fonte de vitamina C, que estimula a atividade das células brancas do sangue que são um dos elementos mais importantes do sistema imunológico humano.

9. Ajuda a manter a pele saudável

A vitamina A e os antioxidantes protegem a pele dos danos do sol. A deficiência de vitamina A causa secura na pele, cabelos e unhas. A vitamina A previne rugas prematuras, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular.

 

Para terminar quero apenas realçar que cozinhar as cenouras pode aumentar os seus benefícios para a saúde…

As cenouras cruas são um excelente alimento, mas existem algumas pesquisas mostrando que cozinhá-las pode realmente ajudar a impulsionar o seu conteúdo nutricional. Curiosamente, um estudo descobriu que as cenouras cozidas tinham níveis mais elevados de betacaroteno e ácidos fenólicos do que as cenouras cruas, e a atividade antioxidante continuou a aumentar ao longo de um período de quatro semanas. A adição de cascas de cenoura a um purê de cenoura também aumentou os níveis de antioxidantes.

Geralmente é mais benéfico comer os legumes crus (ou fermentados) porque dessa forma obtemos maior quantidade de nutrientes. No entanto, a cenoura pode ser uma exceção podendo ser mais vantajoso cozinhá-las suavemente (no vapor, por exemplo).

 

Fonte do artigo

loading...