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Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Sab | 09.12.17

Benefícios da dieta Paleo

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A dieta paleo é uma das dietas mais saudáveis que podemos seguir, e a sua popularidade na indústria fitness cresceu exponencialmente nos últimos anos.

O principal benefício desta dieta está relacionado com a os primórdios da alimentação, na época pré-histórica. Ou seja, apenas nos alimentarmos com aquilo que o homem foi originalmente “programado” a comer, apenas alimentos naturais, e rigorosamente nada processado. A teoria foi inicialmente proposta por Loren Cordain.

A comida da era moderna está carregada de substâncias desnecessárias, desde açúcares, a gordura trans, corantes e aromas artificiais. Todas estas substâncias estão ligadas a doenças como obesidade, cancro, diabetes, doenças cardíacas, Parkinson, Alzeheimer, depressão e infertilidade.

A dieta paleo foi desenvolvida para combater tudo isto, e poderes ser o mais saudável possível.

 

Alimentos Proibidos

Apresentamos-te uma lista de alimentos que deves evitar:

x Lacticínios

x Cereais

x Comida Processada + Açúcares

x Alimentos ricos em amido

x Álcool

 

Pode parecer bastante restritiva, mas na verdade há imensos alimentos que podem ser incluídos numa dieta paleolítica. Mas acima de tudo, ha sacrifícios que se têm de fazer para ver resultados. Pergunta-te a ti mesmo, se preferias incluir um destes alimentos na tua dieta, ou preferias atingir os teus objetivos?

 

 

Alimentos da Dieta do Paleolítico

 

 

Agora que conheces os alimentos proibidos da dieta paleolítica, aqui estão os alimentos que devem ser a base diária desta dieta.

 

 Fruta

 Vegetais

 Carne

 Peixe e marisco

 Frutos secos e sementes

 Gorduras saudáveis

 Ovo

 

Podem não parecer muitas opções, no entanto as possibilidades de refeições diferentes que esta lista permite é imensa, além de super saborosa.

 

 

Benefícios da Dieta Paleo

 

 

✔ Melhoria do perfil lipídico sanguíneo

Ao reduzires os níveis do teu perfil lipídico, reduzes a possibilidade de contrair doenças cardiovasculares, tais como ataques cardíacos.

✔ Ajuda na perda de peso

Como a tua alimentação se baseia em alimentos para os quais o teu corpo foi preparado para digerir e absorver, eliminaste os açúcares, os cereais e fontes de amido, vais aumentar a capaciadade de queimar gordura do teu corpo.

✔ Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

É uma dieta ótima para diabéticos e para todos aqueles com mais sensibilidade à insulina. Os teus níveis de glicose no sangue vão se manter num nível constante, o que significa que dificilmente terás ataques de fome, e vais ainda reduzir o teu potencial de acumular gordura.

 ✔ Treinos eficientes 

Por estares a ingerir os nutrientes certos para o teu corpo, alimentado o teu corpo com os macro e micronutrientes para os quais ele foi preparado para comer, vais estar sempre com um funcionamento ótimizado do organismo. O teu corpo vai conseguir usar os alimentos de forma mais eficiente, e assim fornecer-te com tudo aquilo que precisas.

✔ Melhoria do sono

A dieta do paleolítico tem uma efeito direto sobre as doenças coronárias, que estão associadas a insónia, o que significa que quando mudas para a dieta paleo, vais notar um aumento da qualidade do sono.

✔ Melhoria da qualidade da pele e dentes

Ao eliminares os açúcares e a gordura trans da tua alimentação, assim como corantes e aromas artificiais, vais sentir melhorias significativas na tua pele, tornando a dieta paleo excelente para que tem problemas de acne. Os teus dentes também vão melhorar, pois vão estar menos suscetíveis a manchas e cáries.

✔ Melhoria da digestão + propriedades anti-inflamatórias

A digestão com a dieta paleolítica melhor imenso, além das propriedades anti-inflamatórias. O corpo lida muito melhor com alimentos não processados, sem açúcar e amido.

 

 

Pontos Negativos

 

x Há vários alimentos que são normais na nossa alimentação, mas que estão proibidos na dieta paleo. Isto pode ser algo difícil de seguir para alguns, que não dispensam determinados alimentos.

x Alguns alimentos processados não propriamente prejudiciais à saúde, como o queijo fresco, que até é um alimento bastante consumido por entusiastas do fitness.

x Alguns alimentos proibidos como o feijão, e outros legumes, são reconhecidos por diminuírem o risco de várias doenças, como algumas que a dieta paleo combate.

x Como não somos todos iguais, por vezes nem sempre tudo se adequa a 100% em todos.

 

Conclusão

 

A dieta paleo é muito popular, e por boas razões. Existem imensos benefícios, e a perda de gordura é um deles e indiscutível.

No entanto, nem todos a conseguem seguir. A lista de alimentos proibidos pode colocar muita gente fora desta dieta.

Se procurar perder peso para ficar em melhor forma, recomendo vivamente que experimentes esta dieta.

 

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