Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Qui | 31.08.17

Benefícios da Kombucha

Ricardo

kombucha.jpg

 

Dentre as bebidas saudáveis que mais estão em alta nas redes sociais atualmente, podemos citar o kombucha, uma bebida probiótica, preparada a partir da fermentação do chá da árvore Camellia Sinensis (a mesma utilizada na confecção do chá verde), ou ainda com outras infusões ricas em cafeína.

 

Conhecido por promover saúde e força física, possui origem provável na China, por volta de 220 anos antes de Cristo, tendo seu uso ampliado recentemente em países como os Estados Unidos e Austrália. Seus benefícios podem ser comprovados pelas pessoas que buscam por um estilo de vida mais saudável, ganhando popularidade também em nosso país.

Segundo o nutricionista Daniel Novais, a fermentação ocorre por causa do scoby, um disco gelatinoso feito de colônias de bactérias e leveduras. “Esses organismos se alimentam de açúcar e, por isso, acabam deixando a bebida com baixo teor de carboidratos”, explica.

Conhecido pelos povos da China como o “elixir da saúde”, esta bebida também possui vitaminas do complexo B e C, além de aminoácidos essenciais, propriedades antioxidantes e energéticas.

 

6 benefícios incríveis do kombucha

Após o processo de fermentação do chá com o açúcar, o kombucha torna-se uma bebida gaseificada, contendo grande número de probióticos, vitaminas, enzimas e benefícios a quem o consome. Confira a seguir alguns destes benefícios segundo o nutricionista:

1. Ajuda a emagrecer: “ele estimula o metabolismo de carboidratos, além de aliviar a compulsão alimentar por doces e carboidratos em geral, melhorando o perfil glicídico”, revela Daniel.

2. Age no sistema digestório: o alívio de mal-estar digestivo é instantâneo, devido a ação dos antioxidantes que combatem os radicais livres causadores da disfunção. Ainda repõe a flora intestinal, garantindo equilíbrio ao organismo. “É um coadjuvante para aliviar os sintomas de mal-estar nas pessoas que estão passando pelo tratamento da candidíase”, recomenda o profissional.

3. Poder desintoxicante: segundo o nutricionista, o kombucha possui ação antioxidante e desintoxicante associadas, auxiliando na eliminação de toxinas e impurezas do organismo.

4. Altamente energizante: durante a fermentação do chá, ocorre a formação de ferro, o qual, associado com a cafeína naturalmente presente na bebida, “confere maior sensação de energia e vitalidade”, resume o profissional.

5. Aumenta a imunidade: devido a presença de probióticos e vitaminas variadas na bebida, ocorre o fortalecimento do sistema imune, além da proteção das células, evitando doenças inflamatórias.

6. Fonte de colágeno: o kombucha possui glucosamina, uma substância que auxilia na prevenção da perda do colágeno e, por consequência, de lesões articulares e do aparecimento de rugas.

Kombucha e emagrecimento

De acordo com o profissional, esta relação ocorre devido ao kombucha ser uma bebida energética, a qual promove o aumento da saciedade e acelera o metabolismo basal do organismo. Outro elemento presente no chá que auxilia neste processo é o ácido acético, um agente que bloqueia enzimas responsáveis pela absorção de açúcares.

 

Fonte do artigo

loading...

1 comentário

Comentar post