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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Ter | 29.08.17

Benefícios da Linhaça

Ricardo

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O que é a linhaça?

É conhecida por ser uma planta poderosa e cheia de propriedades. Há evidência que pode reduzir o risco de doenças cardíacas, cancro e diabetes.

É cultivada desde pelo menos o ano 3000 AC na Mesopotâmia sempre com a convicção dos seus benefícios para a nossa saúde.

 

Os principais benefícios da linhaça são:

 

1- Melhoram a qualidade da pele, cabelo e unhas: a sua ação antioxidante beneficia a saúde e aspecto dos nossos tecidos.

2- Reduzem o colesterol e açúcar no sangue: a fibra solúvel destas sementes têm a capacidade de baixar o colesterol, e por consequência a possibilidade de hipertensão, ataques cardíacos e AVC’s ao prevenirem a formação de placas que bloqueiam as artérias.

3- Melhoram a saúde digestiva: como é rica em fibras, melhora a saúde intestinal, evitando a prisão de ventre.

4- Previnem vários tipos de cancro: as sementes de linhaça contêm substâncias com uma grande capacidade na inibição de células cancerígenas.

5- Ajudam a controlar o peso: a linhaça ajuda a saciar, e graças a isso iremos facilmente reduzir as calorias ingeridas, e por isso perder peso.

6- Reduz a inflamação do nosso organismo: ricas em ómega 3, um ácido gordo com reconhecidas capacidades anti-inflamatórias.

 

As sementes de linhaça são ricas em vários nutrientes, como por exemplo:

 ✓ ómega-3

  fibra

  proteína

  vitamina B1

  manganésio

  magnésio

  fósforo

  selénio

 

Como usar a linhaça

A linhaça pode ser encontrada por norma em três tipos: em farinha, conhecida por linhaça moída; em sementes ou em óleo. Atenção que o óleo de linhaça não tem as mesmas propriedades da linhaça moída ou das sementes. É apenas constituído pelo óleo que é extraído das sementes.

As sementes de linhaça podem ser consumidas em qualquer altura do dia. Recomendo 4 colheres de sopa por dia, que podem ser dividas por várias refeições durante todo o dia. São preferíveis as sementes em pó ou trituradas, pois são de digestão mais fácil.

Podes incluir a linhaça nas tuas papas de aveia, em molhos, saladas, iogurte ou batidos. Combina perfeitamente com pratos de carne.

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