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Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Qui | 07.09.17

Benefícios das lentilhas

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Beneficios das Lentilhas – As lentilhas são um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de baixar o colesterol.

 

Não só ajudam a reduzir o colesterol, como possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido o seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição.

 

As lentilhas podem ser feitas como se faz o feijão e, por isso, basta cobrir as lentilhas com água e deixar cozinhar por 30 minutos. Assim, para fazer uma sopa rápida e nutritiva basta cozinhar as lentilhas secas junto com cenoura e cebola, por exemplo, e comer em forma de sopa ou com arroz.

 

Beneficios das Lentilhas

lentilha é rica em proteína e contém menos gordura e calorias do que proteínas animais. Uma porção de meia xícara de lentilha cozida oferece cerca de 9 gramas de proteína, o que ajuda a criar tecido muscular magro. Embora a lentilha seja rica em proteína, a proteína é incompleta. Isso quer dizer que a lentilha não oferece todos os 20 aminoácidos essenciais que o corpo precisa.

Para conseguir todos os aminoácidos que você precisa, coma outras proteínas vegetais, incluindo feijão, arroz integral ou feijão frade durante o dia. Você não tem que comer proteínas incompletas juntas na mesma refeição.

 

Informação nutricional da lentilha

(Componentes Quantidade por 100 g de lentilhas)

Energia – 127 calorias
Proteínas – 5 gr
Gorduras – 0,4 gr
Hidratos de Carbono – 25,9 gr
Fibras – 3,2 gr
Vitamina B1 – 100 mcg
Vitamina B2 -120 mcg
Vitamina B3 – 0,9 mg
Vitamina C – 16,8 mg
Zinco 5 – mg
Cálcio – 18 mg
Fósforo 71 mg
Ferro – 2,4 mg

 

Corresponde, também, a uma fonte considerável de ferro, cujas necessidades estão particularmente aumentadas em grupos de risco da sua deficiência, como as grávidas, lactentes, crianças e adolescentes e, também, mulheres menstruadas, devido às perdas sanguíneas.

ferro é um componente da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos e também integra os principais complexos enzimáticos para a produção de energia.

 

A lentilha engorda?

 

O consumo de lentilha está associado a dietas de emagrecimento. No entanto, se consumir grandes quantidades, como 2 chávenas por dia,a lentilha engorda como qualquer outro alimento calórico, já que estará adicionar 460 calorias a sua dieta.

 

A maneira mais provável em que a lentilha engorda é no caso de adicionar pedaços de bacon ou muita gordura durante a preparação. Nesse caso, você não estará simplesmente comendo lentilhas e sim lentilhas com gordura. É possível que somente uma chávena de lentilhas tenha mais de 500 calorias neste versão com gordura.

 

Além da lentilha não engordar, ela possui altos níveis de ácido fólico e magnésio, que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, sendo um óptimo alimento para quem quer cuidar do coração.

 

Beneficios das Lentilhas

 

O alto teor de fibras e hidratos de carbono presentes na lentilha ajudam a regular o açúcar presente na corrente sanguínea e diminui a absorção de gordura, reduzindo o colesterol. Para pessoas com diabetes a lentilha é um alimento muito bom, uma vez que, ajuda a controlar o açúcar no sangue.

 

Para as mulheres, a lentilha possui uma substância que tem acção semelhante as hormonas femininas, ajudando na redução dos sintomas da TPM. Mas a lentilha deve ser evitada para quem tem acido úrico elevado, pois ela faz aumentar as purinas, provocando crises de gota.

 

Beneficios das Lentilhas

 

 

 

A Lentilha ajuda a ganhar massa muscular?

 

É claro que ajuda, todos sabemos que para ganhar massa muscular, além de ir ao ginásio devemos, ter uma alimentação rica em proteínas, para que a hipertrofia aconteça.

Assim sendo, se observarmos a tabela nutricional acima, podemos verificar que a Lentilha possui quantidades significativas de proteína numa porção de 100 gramas.

Mas como a grande maioria dos vegetais, a Lentilha não possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo necessita, formando uma proteína incompleta.

Para solucionar este pequeno problema basta adicionar outro vegetal a sua alimentação, como o arroz integral por exemplo.

 

 

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