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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Qua | 30.08.17

Benefícios do Açúcar de Coco

Ricardo

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O que é o Açúcar de Coco?

O açúcar de coco é um tipo de açúcar sem tanto processamento quanto o refinado da cana, sendo mais natural e saudável. Ele preserva uma boa parte das vitaminas e minerais, e a produção é feita sem adição de químicos, ou seja, de forma orgânica.

 

Esse açúcar pode ajudar ainda quem está tentando perder alguns quilinhos, se for aliado a outros hábitos de vida mais saudáveis como a reeducação alimentar e a prática de atividades fisicas. Confira a seguir.

 

Vantagens e Benefícios do Açúcar de Coco

O açúcar de coco possui grandes quantidades dos seguintes minerais e vitaminas:

  • Potássio
  • Magnésio
  • Zinco
  • Ferro
  • Vitaminas B1, B2, B3 e B6

Outra principal vantagem do produto, ainda mais para quem tem a Diabetes tipo 2 (adquirida ao longo da vida) ou gestacional é seu baixo índice glicêmico, de 35, comparado aos outros açúcares. O açúcar refinado possui índice glicêmico de 68. O que isso quer dizer? Que quando se come algo adoçado com o açúcar de coco, a liberação de energia no organismo é muito mais lenta. Isso evita os picos de glicose no sangue, que são uma das principais causas de resistência à insulina e de condições pré-diabéticas.

 

O baixo índice glicêmico também faz do açúcar de coco um aliado na perda de peso, pois causa menos aquela sensação de vício em doces, e a fome, com a liberação lenta de energia, demora mais a aparecer de novo, dando o alimento mais saciedade.

 

Além disso, mesmo em relação aos adoçantes, o açúcar de coco é uma opção melhor, pois é superior no valor nutricional: os adoçantes não possuem nutrientes e chegam a ter até elementos químicos que fazem mal.

 

E mesmo sem calorias, já foi descoberto em alguns estudos que os adoçantes artificiais também aumentam a insulina e a glicose no sangue. Por isso, ao se fazer uma dieta, é preferível o açúcar 100% natural e que não intoxica o corpo, que é o açúcar de coco, do que os adoçantes artificiais.

 

Como é Produzido o Açúcar de Coco

A extração do açúcar de coco é feita a partir das flores da palma de coco. O néctar dessas flores é retirado e aquecido em uma caldeira, o que vai gerar um caramelo espesso. Depois, esse caramelo é triturado em pequenos cristais, e pronto. Simples, o resultado é um açúcar mais grosso, integral, com coloração marrom.

 

O açúcar de coco é conhecido por ser o tipo de açúcar mais sustentável do mundo, porque as palmas de coco produzem 75% mais açúcar que a cana de açúcar e precisam de menos água e nutrientes para serem cultivadas.

 

A Palmas de Coco são também conhecidas como “árvores da vida”, pois estão na origem de mais de 100 produtos diferentes! As palmas são amigas dos agricultores, que podem fazer delas muitos usos. As palmas usadas para extração do açúcar de coco são diferentes das de onde se extrai o óleo de Palma.

 

Como Introduzir o Açúcar de Coco na Dieta

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcar no geral não deve passar de 5% do total de calorias diárias. Todo o consumo de glicose, sacarose e frutose, que advêm dos açúcares, frutas e amido, está incluído nessas calorias.

 Mesmo que o açúcar de coco seja muito mais saudável que os outros, não se deve, portanto, abusar da quantidade. Ele continua sendo um carboidrato que eleva a glicose, e deve entrar em qualquer dieta de forma controlada, com exercícios que queimem sua energia. O excesso dele também vira gordura.

 O açúcar de coco adoça mais do que o açúcar mascavo e o mel. Ele pode ser usado como substituto do açúcar refinado nas receitas, pois são equivalentes 1:1 em quantidade. Suas calorias são semelhantes aos açúcares comuns também, portanto, ele por si só não “emagrece”, apenas ajuda na dieta mais saudável, nutritiva e com menos picos glicêmicos. Pode ser usado por mamães e crianças.

 Algumas receitas que podem ser feitas com açúcar de coco para realçar o gosto são bolos com cobertura, especialmente o de limão, laranja ou tangerina com chocolate, pois o açúcar de coco combina com os toques cítricos das frutas. Também pode-se usar em receitas com cacau, como o brownie de chocolate, e em diversos iogurtes naturais.

 

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