Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Sex | 01.09.17

Benefícios do Chá de Carqueja

Ricardo

cha de carqueja.jpg

carqueja é uma planta, sendo que as pessoas usam as partes da mesma que crescem acima da terra para as aplicarem como remédio natural para debelar alguns problemas de saúde. Nesse sentido, as pessoas têm usado esta erva para consumo ou para aplicação na pele, devido aos seus potenciais benefícios para a saúde.

 

Benefícios da carqueja

 

Apesar do amplo leque de benefícios associados à carqueja, na realidade, muitos ainda carecem de estudos científicos que os fundamentem. De qualquer forma, vejamos alguns dos principais benefícios ligados a esta erva:

Ajuda a emagrecer – Como o seu chá promove a saciedade, por inerência, pode reduzir o apetite e, deste modo, ajudar uma pessoa nos seus propósitos de emagrecimento.  

Ameniza a acne – Ao se ferver as raízes desta planta em água, esta preparação pode ajudar a amenizar os sinais da acne, quando for diretamente aplicada nas áreas afetadas.

Beneficia o sistema nervoso – Esta planta beneficia o sistema nervoso e, além disso, como tem propriedades calmantes, pode também relaxar a pessoa em questão.

Controla a hipertensão – Esta erva tem componentes que podem ajudar as pessoas apoquentadas por sintomas da hipertensão a controlar os mesmos.

Promove a digestão – A infusão das suas flores pode ajudar a fomentar a digestão, a suavizar a dor gástrica, além de funcionar como um remédio anti-inflamatório intestinal.

Além disso, esta planta é uma excelente fonte de antioxidantes, que ajudam a combater os efeitos dos radicais livres e, por conseguinte, promovem a sua saúde, desde que não descure a forma como recorre a esta planta.

 

Cuidados a ter com o consumo de carqueja

Para usufruir dos efeitos benéficos desta planta, é preciso ter alguns cuidados com  o seu consumo. A orientação para o seu consumo passa por 3 a 6 colheres da planta seca de forma quotidiana, não se devendo, portanto, ultrapassar essa recomendação. Mas existem outros cuidados a ter.

Pessoas com determinadas condições médicas, como a diabetes, deverão ter especiais cuidados com a carqueja. Isto acontece, porque esta erva pode baixar os níveis de açúcar no sangue, o que, em conjunto com certos medicamentos, pode baixar demasiado os mesmos, pelo que, se sofrer de algum problema de saúde e tomar medicação, consulte um médico de antemão.

Além disso, as mulheres grávidas ou a amamentar, devido à carência de estudos sobre os efeitos desta erva, devem também evitar recorrer à mesma, para assim prevenirem o aparecimento de potenciais efeitos secundários prejudiciais para a saúde, quer para a sua, quer para a do bebé.

 

Fontes da carqueja

Atualmente, o principal derivado da carqueja que encontramos à venda e podemos utilizar e consumir é o seu chá, o qual pode ser adquirido em qualquer loja especializada em produtos naturais.

Todas as partes da planta podem ser utilizadas para preparar o seu chá, com exceção da raiz, contudo, mesmo assim, não se trata de um chá que deva beber todos os dias, de forma contínua, ou consumir para além do recomendado, devido à potencial toxicidade. 

Por isso, para beneficiar dos efeitos benéficos desta erva, é importante que consuma os produtos baseados na mesma de forma moderada, para fomentar a sua saúde e bem-estar e, ao mesmo tempo, evitar quaisquer efeitos secundários que possam ocorrer devido ao seu consumo inadequado.

 

Fonte do artigo

loading...