Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Beneficios.pt

Ter | 29.08.17

Benefícios do Leite de Coco

leite de coco.jpg

O que é o leite de coco?

Em geral, costuma haver uma grande confusão com os produtos derivados do coco: água, leite, ou creme. Como podemos distinguir cada um deles?

 

Quando perfuramos um coco com um pequeno buraco, colocamos uma palhinha e bebemos, estamos a tomar água de coco. Se abrimos o coco, raspamos a polpa branca interior, misturamos com água quente e esprememos, obtemos leite de coco. Se deixamos macerar o leite de coco durante um dia, formará uma gordura que dará lugar ao creme de coco.

O leite de coco ajuda a proteger o coração

Durante muito tempo se desaconselhou o consumo do leite de coco, devido ao seu elevado conteúdo de gorduras, porque se supunha, erroneamente, que podia aumentar o colesterol ou as doenças cardiovasculares. Atualmente, ainda há muita gente que pensa que se deve evitar o coco e seus derivados quando se sofrem problemas cardíacos.

Todos estes rumores procedem de uma grande confusão, dado que se bem é certo que a gordura de coco eleva o colesterol, o que se deve ter em conta é que o colesterol que aumenta é o colesterol HDL, ou seja, o chamado colesterol "bom".

O aumento do colesterol HDL reduz o risco de sofrer aterosclerose e ataques ao coração pelo que, longe de ser prejudicial, o consumo de coco é aconselhado para evitar estas doenças.

O leite de coco, propriedades

Os benefícios do leite de coco e o menor perigo que leva o seu consumo para reduzir os riscos de sofrer doenças cardiovasculares, foram comprovados nos estudos epidemiológicos realizados em povoações de zonas tropicais.

Nestas zonas, o coco e seus derivados foram alimentos básicos na dieta dos seus habitantes desde há centenas de anos. Ainda que os habitantes destas povoações tropicais tiveram como único subministro de gorduras quase exclusivamente os produtos derivados dos cocos e da sua polpa, no conjunto destes indivíduos produziram-me poucos ataques ao coração ou acidentes vasculares cerebrais. Em definitiva, o leite de coco não só não prejudica senão que beneficiam a saúde cardiovascular.

O estudo clínico realizado em Kitava demonstrou que o leite de coco é saudável

A finais dos anos oitenta o científico sueco Lindenberg realizou um estudos clínico na ilha de Kitava (situada no arquipélago das islas Trobriand, em Papúa, Nova Guiné). Nesta ilha, a população baseia toda a sua alimentação em alimentos totalmente naturais, dado que apenas existe aprovisionamento de alimentos processados industrialmente. O leite de coco constitui a base da nutrição dos habitantes de Kitava.

Após um estudo profundo sobre as doenças da população de Kitava, o investigador Lindenberg, apresentou os seguintes dados:

  • Um 6% da população tinha entre 60 e 95 anos de idade
  • Apesar da idade avançada, nenhum dos habitantes de Kitava apresentava qualquer sinal de demência ou problemas de memória
  • Ao contrário do que sucede nos países desenvolvidos, em Kitava produzem-se muito poucos ataques ao coração ou derrames cerebrais

Os principais benefícios do leite de coco são:

 

Todos os produtos derivados do coco são benéficos para a saúde e, além disso, são muito versáteis, já que admitem o seu uso de formas muito distintas e garantem sempre um sabor delicioso.

O leite de coco ajuda a perder peso

O leite de coco tem um menor conteúdo de gorduras que outros tipo de leite. Dependendo de como se dilua, pode conter aproximadamente entre um 15-22% de gordura. Mas esta percentagem continua a ser pequena se a comparamos com a do leite de vaca, cujo conteúdo em gorduras pode chegar até um 30 ou 35 porcento. Além disso, não só fornece menos gorduras senão que as suas gorduras são mais benéficas para o organismo.

Para entender este processo, vamos contar-te como funcionam os ácidos gordos que contêm os cocos e seus derivados. Os ácidos gordos que contêm o coco são os triglicéridos de cadeia média, também chamados MCT.

Estes triglicéridos MCT têm propriedades especiais, que consistem em proporcionar energia ao corpo mais rapidamente que outros tipos de ácidos gordos. Por outro lado, ao contrátio de outros ácidos gordos, os MCT subministram energia aos gânglios linfáticos e ao fígado e não acumulam depósitos de gordura no corpo. Quando os triglicéridos de cadeia média entram nas células, criam-se substâncias mais pequenas às que se denominam enzimas. As enzimas unem-se com mais facilidade e podem converter-se rapidamente em energia. Portanto, os MCT "engordam" menos que outros tipos de ácidos gordos.

Esta é uma das razões pelas que os agricultores asiáticos não costumam dar coco aos seus animais, dado que o coco evita que engordem. Além disso, o coco tem um elevado conteúdo de minerais, benéficos para a saúde. Os principais minerais que podemos obter dos cocos são o fósforo, o ferro, o magnésio, o selenio, o sódio e o cálcio. O coco pode ser tomado de diferentes formas: em leite, batidos, sobremesas, sopa, etc. Com todos elas podem-se obter os benefícios dos MCT e dos minerais.

Mas também não se deve tomar em excesso, já que poderia provocar uma perda de peso maior à desejada.

Como podemos perder peso tomando leite de coco?

A dose correta de leite de coco para perder peso consiste em tomar diariamente 60 ml (¼ de uma chávena). Se queres ainda tomar óleo de coco para emagrecer, deves substituir o óleo que usas de forma habitual para cozinhar, pelo óleo de coco. Mas nunca uses mais de 30ml por dia.

O leite de coco estimula a tiroide

Dado que os MCT contidos no coco estimulam o metabolismo, também melhoram o funcionamento da tiroide.

O leite de coco contém ácido láurico anti-bacteriano

Um dos ácidos gordos de cadeia media mais importantes é o ácido láurico. O leite de coco tem aproximadamente entre um 50 e um 55 porcento deste ácido gordo. O ácido láurico tem as máximas propriedades para inibir o crescimento bacteriano.

Estas propriedades mantêm-se também nos alimentos elaborados com coco. Além de manter os seus efeitos anti-bacterianos nas refeições, o ácido láurico continua a atuar no organismo após a ingestão dos alimentos

Como se realiza este processo?

Isso consegue-se do seguinte modo: o ácido láurico penetra na parede celular dos patogénicos (bactérias, fungos, vírus) até conseguir a sua destruição e morte. Mediante este processo o ácido láurico pode chegar a destruir o herpes, o vírus da gripe e os vários fungos Candida. Os cocos não necessitam refrigeração e mantêm-se a temperatura ambiente durante até um ano.

O leite de coco tem propriedades para reduzir e eliminar o acne

O ácido láurico anti-bacteriano que contém o coco é muito eficaz para lutar contra as bactérias do acne comum, ou seja, o Propionibacterium acnes. Como atua o ácido láurico contido no coco sobre o acne?

O ácido láurico sobrevive no aparelho digestivo, entra na corrente sanguínea e é atraído pelo sebo, introduzindo-se nos poros da pele. Uma vez ali, dissolve o sebo e reduz o crescimento das bactérias que causam o acne, conseguindo reduzir a produção excessiva de sebo.

O leite de coco é melhor que o leite de vaca

O leite de vaca e os produtos derivados do mesmo obtêm-se através de um processo industrializado que nem sempre é totalmente respeitoso com os animais. Pelo contrário, a bebida de água ou leite de coco é totalmente natural, obtida da polpa do coco, sem processar e sem adulterar.

Esta bebida foi consumida desde há centenas de anos em muitos países tropicais e é um dos alimentos básicos da sua dieta. O leite de coco diluído com um pouco de água, é uma bebida muito mais saborosa e nutritiva que o leite de vaca.

Também podemos consumir leite de coco em forma de batidos, misturando-o com ananás, pêssego, manga e outras frutas. A cozinha asiática conta com numerosas receitas elaboradas com água e leite de coco, entre as que se encontram sopas, molhos e pratos de legumes e carnes.

Escolhe sempre leite de coco de qualidade

Como sucede com a maioria dos alimentos, podemos encontrar leite de coco com níveis muito diferentes de qualidade.

Recomendamos que, em todos os casos, se escolha sempre leite de coco orgânico, já que isto garante que os cocos tenham sido cultivados sem a intervenção de produtos químicos, com um cultivo ecológico e respeitoso com o meio ambiente. O leite de coco orgânico tem uma maior proporção de coco e oferece mais benefícios para a saúde. Além disso, carece de aditivos, conservantes, espessantes nem nenhum tipo de aditivos industriais.

Una vez se aberta a embalagem do leite de coco, aconselha-se depositar-lo num recipiente de vidro de fecho hermético. Pode ser guardado no frigorífico até quatro dias. É muito mais fácil a manipulação e a dosagem do leite de coco em pó orgânico.

Neste caso, basta juntar de 2 a 3 colheres de pó num copo de água, remover e desfrutar de uma maravilhosa bebida baixa em gordura. O pó do leite de coco contém uma fibra especial chamada fibra de acácia, pelo que os benefícios do leite de coco em pó são maiores, já que aportam as propriedades adicionadas da fibra de acácia

A fibra de acácia africana é o sumo que se extrai das acácias e se seca posteriormente. Esta fibra é extraordinariamente rica em fibra solúvel. É muito suave e digerível mas, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos intestinais. Ao tomar apenas fibra de acácia durante uns dias, obtêm-se os benefícios de uma digestão fácil e sem problemas.

A fibra de acácia tem importantes propriedades para a saúde, até mesmo para tratar com édito as doenças inflamatórias do intestino, já que tem efeitos anti-inflamatórios sobre a mucosa intestinal. Além disso, ao tomar apenas 3 colheres pó de leite, diluído em líquido, já proporciona ao organismo 20 porcento das suas necessidades diárias de fibra.

 

Fonte do artigo

 

loading...

1 comentário

Comentar post