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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Sex | 24.08.18

Benefícios do Açai

Ricardo

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O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. É considerado o segundo maior antioxidante existente (atrás somente do cacau)! Encontramos nesta fruta as vitaminas C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

 

Beneficios do Açai:

 

1. Proteção para o sistema circulatório

O açaí possui compostos conhecidos como antocianinas. Elas estão presentes em diversas frutas de coloração vermelha e roxa e são responsáveis por inúmeros benefícios no nosso organismo.

Elas trabalham de forma a evitar o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir as chances de coágulos e problemas cardíacos. 

 

2. Função antioxidante

As mesmas antocianinas que ajudam na circulação possuem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e agindo no processo de desaceleração do envelhecimento das células. Como resultado dessa ação, as células ganham mais tempo de vida e as defesas imunológicas são melhoradas.

Inclusive, existem diversas pesquisas sendo realizadas para confirmar os benefícios de uma alimentação rica em açaí na prevenção do câncer, em função de seu combate aos radicais livres e proteção das células.

 

3. Proteção para o sistema nervoso

As funções antioxidantes do açaí também se aplicam às células nervosas. Um estudo realizado nos Estados Unidos atestou que o consumo da fruta reduz a exposição das células do sistema nervoso às degenerações (que podem levar a doenças graves, como o Mal de Alzheimer) e inflamações capazes de reduzir a vida celular. 

 

4. Fonte de nutrientes e vitaminas 

O açaí é considerado por alguns nutricionistas como um superalimento. Essa característica está relacionada à grande quantidade de benefícios que seu consumo traz para o corpo humano.

Quem ingere o açaí com frequência está garantindo uma ótima fonte de fibras, proteínas e lipídios para seu organismo. A polpa também é rica em vitamina E, potássio, cálcio e magnésio.

Por ser bem energético, o açaí é indicado para quem quer manter a massa muscular. Ao contrário do que muita gente pensa, a polpa do açaí não é hipercalórica. O que aumenta muito a quantidade de calorias presentes em algumas porções é a mistura da polpa com xarope de guaraná, que é cheio de açúcar. 

 

Como consumir o açaí de maneira saudável

Como falamos no início, existem combinações deliciosas que podem ser feitas com açaí sem envolver alimentos calóricos como chocolates, leite condensado, creme de leite ou leite em pó. 

As frutas são ótimos parceiros do açaí. É possível combiná-las in natura junto com a polpa, e quem vai ditar os limites das combinações é a sua criatividade! Para quem prefere tomar um shake, é possível bater a polpa com frutas ou sucos para criar cremes incríveis.

Se você gosta do seu açaí mais doce, mas prefere fugir do excesso de açúcar do xarope de guaraná ou do leite condensado, aposte em produtos naturais como o melado e o mel. Ambos os alimentos são ricos em energia e são alternativas bem mais saudáveis para adoçar qualquer mistura.

 

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Qui | 16.08.18

Benefícios da carne vermelha

Ricardo

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Existe a eterna dúvida sobre os benefícios ou malefícios da carne vermelha no nosso organismo, no entanto, importa perceber que nem toda a carne é criada da mesma forma, e é importante diferenciar carne vermelha processada da carne não processada, e perceber o verdadeiro benefício nutricional que vem de comermos carne vermelha 100% natural.

 

Benefícios da carne vermelha

 

1) Proteína

A carne vermelha é uma excelente fonte de proteína, contendo algo como 20 a 24g de proteína por cada 100g cruas. É uma fonte proteica completa, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais para estruturas do nosso corpo, desde músculos, cabelo, pele, entre outros..

 

2) Ferro

É uma das maiores fontes de ferro, sendo também que este se encontra na sua forma com maior biodisponibilidade. Tem uma eficiência de absorção que pode ir até aos 30%, ao contrário do ferro das lentilhas ou feijões que ronda os 3%. O ferro é necessário para o transporte de oxigénio dos nossos pulmões para o resto do nosso corpo. A anemia (deficiência em ferro) é um problema sério que afecta principalmente mulheres, e pode ser evitado com uma dieta equilibrada que contenha carne vermelha.

 

3) Outras vitaminas e minerais

Com uma grande lista de vitaminas e minerais, a carne vermelha é uma fonte de vitamina B12, B6, ferro e zinco, com quantidades que não se encontram noutras fontes. Carne de vaca, porco ou de ovinos são reconhecidas fontes de vitamina B12, niacina, fósforo e zinco,  que contribuem um bom funcionamento digestivo, imunitário, crescimento ósseo, recuperação e produção energética. A vitamina B12 é particularmente importante pois não pode ser sintetizada pelo corpo, e está presente no funcionamento de todas as células do corpo humano. É apenas encontrada em carne vermelha, peixe e ovos, a deficiência de B12 é associada a Alzheimer, e problemas cognitivos.

 

4) Antioxidantes

O ácido alfa lipóico é um dos mais poderosos antioxidantes e caçador de radicais livres, reciclando vitaminas, protegendo o nosso código genético e ajuda a regular a glicose no sangue em diabéticos. Também tem um papel protector contra o cancro, doenças cardíacas e problemas no fígado. E a carne vermelha é a maior fonte de ácido alfa lipóico, contradizendo vários mitos, provando ser mesmo um grande rival a super alimentos com poder antioxidante.

5) Gordura

Com um rácio próximo de 1:1 em termos e gordura saturada e monoinsaturada, a carne vermelha é uma valiosa fonte de ómega 3. A gordura monoinsaturada na carne vermelha é a mesma que podemos encontrar no azeite (o azeite é um dos elementos chave da dieta mediterrânea, permanentemente recomendado por médicos por reduzir o risco de doenças cardíacas). Procura optar por carne vermelha biológica, pois é a que contém níveis mais altos de ómega 3.

 

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Qua | 15.08.18

Benefícios da cereja

Ricardo

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Os benefícios da cereja para a saúde são os seguintes:

 

Propriedades Antienvelhecimento

 

Cereja são armazéns de antioxidantes, como vitamina C, carotenóides e flavonóides (antocianinas).

Elas efetivamente neutralizam os radicais livres e nos protegem de todas as doenças associadas ao envelhecimento ou à ação de oxidantes, como enfraquecimento do coração e do sistema nervoso, perda de visão, degeneração macular, perda de cabelo , enrugamento da pele , perda da libido. como cancro do cólon e da próstata cancro.

Este efeito da cereja também pode ajudar com insônia, distúrbios nervosos e muitos outros desconfortos mentais.

 

Aumentam a Imunidade

 

Além de proteger contra os danos dos radicais livres, os antioxidantes (vitamina C, carotenóides e flavonóides) também aumentam a imunidade e nos protegem contra infecções bacterianas, virais e fúngicas, particularmente as do cólon, do trato urinário, dos intestinos e do sistema excretor bem como tosses e resfriados.

Elas também são muito eficazes em dar proteção contra a gripe e outras febres.

 

Prevenção no Câncer

 

Os flavonóides, carotenóides e vitaminas como vitamina A e vitamina C são compostos anti-carcinogênicos extremamente poderosos.

Eles inibem eficientemente o crescimento de células cancerígenas, bem como previnem o desencadeamento de novos crescimentos cancerígenos, sendo os radicais livres o principal culpado por trás deles.

 

Saúde dos Olhos

 

Mais uma vez, os antioxidantes nas cerejas desempenham um papel poderoso.

Eles protegem os olhos contra todos os danos causados ​​pelos radicais livres e envelhecimento, tais como perda de visão, degeneração macular e secura, bem como acalma os olhos, reduz a inflamação e ajuda a manter a pressão ocular adequada, protegendo ainda os olhos de infecções comuns.

 

Função Cerebral Aprimorada

 

Flavonóides e carotenóides são muito eficazes em melhorar a eficiência do cérebro, melhorando a memória e mantendo-a ativa, que são de outra forma reduzidas devido à ação dos radicais livres como uma parte quase inevitável do envelhecimento.

Aqueles que têm medo de ter um cérebro chato e uma baixa capacidade de memória na velhice começem a comer cereja!

As propriedades antioxidantes dessa fruta também protegem o sistema nervoso de distúrbios relacionados à idade.

Assim, elas podem ser úteis no tratamento de distúrbios nervosos como:

  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Depressão;
  • Desapontamento;
  • Ansiedade indevida;
  • Estresse crônico;

 

Ajuda na Digestão

 

Enquanto a fibra na cereja ajuda a aliviar a constipação, o ácido nelas ajuda na digestão.

Mais uma vez, os antioxidantes na cereja mantêm o sistema digestivo em ordem. Os flavonóides estimulam os sucos digestivos e a bile enquanto as vitaminas ajudam na absorção adequada dos nutrientes

 

Reduz de Probabilidade de Doenças Cardíacas

 

Os nutrientes presentes na cereja como vitaminas, antioxidantes (flavonóides e carotenóides) e minerais como o fósforo são excelentes cardio-protetores.

Eles protegem o coração de quase todos os danos causados ​​pelos oxidantes, ajudam a manter a frequência cardíaca adequada, impedem o endurecimento dos vasos sanguíneos e reduzem o colesterol e a pressão sanguínea, reduzindo assim o risco de ataques cardíacos.

 

Reduz a Dor Muscular Pós-Exercício

 

Os atletas que consumiram suco de cereja antes da corrida de longa distância tiveram menos dor do que os que não consumiram.

Acredita-se que as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias da cereja ácidas podem ter um efeito protetor para reduzir o dano muscular e a dor durante o exercício extenuante.

 

Redução de Gordura da Barriga

 

Em um estudo com animais, ratos alimentados com pó de cereja juntamente com uma dieta rica em gordura ganharam menos peso e acumularam menos gordura corporal do que os ratos que não foram alimentados com cereja azeda.

Eles também tinham níveis mais baixos de inflamação e triglicérides, sugeriram um papel potencial na saúde do coração.

 

Promove um Sono Tranquilo

Padrões de sono ruins são causados ​​em grande parte devido a desequilíbrios hormonais, excesso de estresse e hábitos não saudáveis.

Cereja contêm melatonina, um hormônio que induz o sono tranquilo. Tomando duas colheres de suco de cereja antes de ir para a cama é tão eficaz quanto um suplemento de melatonina na promoção de um bom sono.

 

Prevenção da Anemia

Cerejas negras são ricas em ferro e assim o consumo regular pode prevenir a anemia, que é causada devido à deficiência de ferro.

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Qua | 15.08.18

Benefícios da Melancia

Ricardo

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A Melancia é uma fruta suculenta, doce e vibrante. Este fruto é fonte de muitos minerais. Devido ao seu alto teor de água, a melancia é consumida de forma significativa durante a temporada de verão. Esta fruta vermelha e suculenta é conhecida pelo seu sabor e seus benefícios.

Esta é uma das melhores fontes de água. Este fruto é rico em Potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C, além disso, a Melancia fornece apenas 30 calorias de energia para o seu consumo de 100 gramas, a melancia é uma das melhores frutas para melhorar e manter uma boa saúde.

 

Melancia ajuda na retenção do nível da água: a melancia é uma excelente fonte de água. O consumo de melancia ajuda na hidratação do corpo que reduz as tonturas. Além disso, é rica em sais de reidratação, eletrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível correto da água no organismo.

 

Melancia é uma excelente fonte de licopeno: o Licopeno é um carotenoide, um poderoso antioxidante que ajuda no combate ao cancro. Ele inibe o crescimento de células cancerígenas perigosas no nosso organismo. O licopeno mostrou-se ser eficaz a conter o cancro de cólon, mama, próstata e de pulmão. Eles ajudam na manutenção adequada da força, fluidez e espessura na membrana celular, que por sua vez combate qualquer doença prejudicial de entrar no corpo.

 

Melancia previne problemas renais: a melancia é uma rica fonte de potássio, que é útil para o corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Este liberta ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando-o eficiente. Além disso o alto teor de água na melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.

 

Benefícios da melancia para pressão arterial: a melancia é Fonte de magnésio e potássio, benéficos na redução da pressão sanguínea do corpo.

 

Benefícios da melancia para coração: a melancia não contém gordura. É uma boa fonte de Vitamina C, betacaroteno e licopeno. Todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos relacionados, ajudando na diminuição do colesterol mau (LDL) e impedindo na acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos.

 

Benefícios da melancia para pele: A melancia protege contra os radicais livres e, portanto, atua como um protetor solar e protege dos raios solares nocivos. A presença de vitamina C e antioxidantes, ajuda na prevenção do envelhecimento e várias questões relacionadas com a pele.

 

Melancia impede diabetes: os diabéticos podem consumir melancia, uma vez que contém uma quantidade muito mínima de açúcar e fornece muitos nutrientes e água. A arginina é uma substância presente na melancia, que melhora a taxa de insulina no corpo, reduzindo assim os problemas diabéticos, além disso, os minerais como potássio e magnésio são benéficos no funcionamento adequado de insulina no corpo.

 

Outros benefícios da melancia para saúde

A Melancia é rica em eletrólitos, como sódio e potássio, Além de ser um grande fornecedor de água, A Melancia ajuda na prevenção de acidentes vasculares cerebrais. É excelente fonte de Betacaroteno, vitamina C e luteína que ajudam na proteção dos olhos, tais como degeneração muscular e cataratas em idosos.

A Arginina encontrada na melancia ajuda no combate à disfunção erétil nos homens.

 

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