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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Dom | 02.09.18

Benefícios dos Hidratos de carbono

Ricardo

hidratos de carbono.jpg

 

Quais os benefícios dos hidratos de carbono no nosso corpo?

 

Simples!! Os hidratos de carbono são fundamentais para o ganho de Massa Muscular mas também para a PERDA DE GORDURA

MEDO DOS HIDRATOS?

▪Perca a fobia dos hidratos e evite estagnações de resultados desnecessárias que apenas resultam em frustração. Compreenda a sua função e a forma estratégica de os utilizar.

▪Hoje em dia existe uma nova tendência de ver os hidratos de carbono como os principais inimigos. Não se iluda em acreditar que fará "Zero Hidratos" para o resto da vida.

▪Os hidratos de carbono são fundamentalmente uma fonte de ENERGIA, mas hoje em dia existe imensa controvérsia. Isto acontece devido aos resultados rápidos, mas TEMPORÁRIOS que acontecem ao reduzir bruscamente ou eliminar por completo os hidratos da alimentação. 

OS VERDADEIROS INIMIGOS: açúcar refinado, pesticidas, herbicidas, hormonas, corantes, conservantes, adoçantes artificiais, etc.



6 PROBLEMAS COMUNS NA AUSÊNCIA DE HIDRATOS:

  

  1. NÃO É SUSTENTÁVEL a longo prazo e corre o risco de, ao voltar a ingeri-los, sofrer de um aumento de peso brusco e retenção líquida. Na ausência prolongada de hidratos de carbono, o nosso sistema digestivo gradualmente diminui a produção de enzimas responsáveis pela sua digestão.

    2. ESTAGNAÇÃO DOS RESULTADOS. Os hidratos afetam diretamente o funcionamento da tiróide e, com uma redução drástica ou eliminação total dos hidratos, irá inevitavelmente sofrer uma estagnação.

    3.. AUMENTO DA ANSIEDADE devido à ausência de "serotonina" (hormona com efeito calmante que o corpo produz a partir dos hidratos de carbono).

    4. INSÓNIA / Qualidade do sono reduzida (devido à ausência de "serotonina", que mais tarde é convertida em "melatonina" no interior do corpo e que por sua vez regula os nosso ciclos de sono).

    5. FOME CONSTANTE / Apetite incontrolável. Este é provavelmente o efeito mais devastador para o sucesso e o que induz a maioria das futuras compulsões alimentares.

    6. FADIGA e menos performance devido ao volume muscular reduzido (os hidratos de carbono transportam moléculas de água para o interior do músculo). Cada molécula de hidratos retém 3x o seu peso em água dentro do meio intracelular, o que resulta numa melhor troca de nutrientes e performance desportiva.


EXEMPLO DE HIDRATOS:

  • SIMPLES: pão branco, bolachas, bolos, refrigerantes, sumos, doces, etc.
  • COMPLEXOS: aveia, batata doce, quinoa, feijão, grão, etc. 
    Os hidratos complexos são fundamentais para o ganho de massa muscular e para a perda de gordura, uma vez que afetam diretamente o metabolismo (funcionamento da tiróide) e consequentemente a velocidade a que ocorre a perda de gordura.

 

USO ESTRATÉGICO:


Para obter o máximo de benefícios (metabolismo rápido, saciedade, etc.), a ingestão de hidratos deve ser sempre adequada ao seu objetivo (emagrecimento, definição, aumento de massa muscular, etc).

Os hidratos de carbono tanto podem ser utilizados para amplificar uma Perda de Gordura como um aumento de Massa Muscular magra. Tudo depende da forma como são utilizados.

O que irá variar: 

  • A escolha dos hidratos;
  • A quantidade ingerida;

- A frequência de ingestão (diária, "x" em "x" dias, etc.).

 

DICA P/ PERDA DE GORDURA: 


Não existe perda de gordura sempre linear e constante. A metodologia de trabalho será, inevitavelmente, ter de dar 1 passo para trás para dar 2 em frente. Desta forma é importante realizar pelo menos 1 refeição totalmente livre no decorrer da semana 

Pelo menos 1x POR SEMANA faça um almoço ou jantar totalmente livre ao seu gosto, sem qualquer peso na consciência (escolha e dose desejada). A refeição livre deverá ser rica em hidratos de carbono como batata, arroz, massa, etc. pois assim irá ajudar a acelerar o metabolismo e eliminar ”os desejos” durante os dias consecutivos à mesma.

 

CONCLUSÃO: 


Compreenda que os hidratos de carbono podem ser os maiores inimigos ou os maiores aliados ao seu objetivo. Tudo depende da forma como os utiliza na sua alimentação. 

NOTA: Cada corpo é único e poderão haver exceções a qualquer regra, inclusive à quantidade de hidratos de carbono que o seu corpo necessita e à forma como reage após a ingestão dos mesmos.

 

Fonte do artigo

 

 

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Dom | 02.09.18

Benefícios do cardio em jejum

Ricardo

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A pergunta que fazemos sempre é: Quais os benefícios do cardo em jejum?

 

O cardio em jejum pode ser vantajoso mas NÃO é necessário, NÃO é mais eficaz e NÃO é uma solução milagrosa.

 

3 SITUAÇÃO EM QUE PODERÁ SER VANTAJOSO

 

  • Gosta de treinar antes de tomar o pequeno-almoço.
  • O horário do dia a dia não lhe permite realizar cardio noutra altura.
  • Como estratégia temporária p/ dar um estímulo diferente do habitual ao corpo.

 

 

TEORIA QUE DEFENDE A SUA VANTAGEM

Ao acordar e realizar exercício físico, o corpo irá utilizar de imediato as "reservas de açúcar" (reservas que temos no fígado + o glicogénio na massa muscular) até as esgotar. Como ainda não foram ingeridos alimentos, o corpo poderá ir mais rapidamente às "reservas de gordura" para obter a energia necessária.

 

 

TREINAR EM JEJUM P/ QUEIMAR MAIS GORDURA?


Segundo esta lógica poderíamos apenas treinar em jejum para queimar o máximo de gordura corporal. Infelizmente, a verdade é que o corpo prefere consumir a própria massa muscular magra para obter a energia necessária.
Desta forma, são necessários alguns cuidados para evitar a perda de massa magra.

 

 

 

CUIDADOS A TER P/ QUEM PRETENDE EXPERIMENTAR:


  • O ritmo do cardio deve ser mantido a um ritmo médio/moderado (nunca realizar algo de alta intensidade como corrida ou sprints).
  • A duração total do cardio deverá ser mantida abaixo dos 45min (20min de caminhada rápida, elíptica ou bicicleta já serão suficientes).
  • Para prevenir ao máximo a perda de massa muscular, tome 5g de BCAA'S antes + 5g de BCAA'S durante o cardio.

 

A VERDADE:


Para algumas pessoas, o cardio em jejum poderá ser uma possível "estratégia". No entanto, nunca deverá ser visto como algo "superior" ao cardio realizado em qualquer outra altura do dia. O fator mais importante para garantir resultados será sempre a ingestão correta de calorias diárias ajustadas ao seu objetivo.

O exercício físico funciona como uma ajuda extra e deve ser realizado na altura em que mais gosta ou de acordo com as suas possibilidades horárias.

 

Fonte do artigo

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Sab | 01.09.18

Benefícios do mel

Ricardo

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O mel é considerado  um hidrato de carbono de rápia  absorção que consumido de forma moderada e equilibrada pode ter um impacto muito positivo na nossa saúde.

 

Descubra alguns benefícios do mel para a sua saúde.

 

  1. ALIVIA REFLUXO GÁSTRICO

A sua consistência viscosa ajuda a aliviar a sensação de azia e refluxo gástrico, provocada por alguns alimentos mais indigestos.

 

 

  1. ELIMINA TOXINAS

Apesar de ser um açúcar natural, o mel ajuda a eliminar toxinas e favorece o processo digestivo.

 

 

  1. EXPECTORANTE NATUAL

Quem nunca bebeu um copo de leite ou uma chávena de chá com mel para aliviar as dores de garganta? Este alimento tem um forte efeito expectorante, ajudando assim neste processo.

 

 

  1. ENERGIA PURA

É uma boa opção para acrescentar ao seu pequeno-almoço para um boost de energia logo pela manhã.

 

 

  1. PURIFICA O SISTEMA DIGESTIVO

Iniciar o dia com um copo de água com mel, misturado com limão e mel, ajuda a equilibrar o pH do organismo e a limpar o sistema digestivo. Desta forma reduz a sensação de inchaço e o refluxo gástrico e ainda diminui a probabilidade de desenvolver úlceras.

 

 

  1. ANTIOXIDANTE

O mel é rico em antioxidantes que têm como função a redução de radicais livres em excesso que podem ser prejudiciais à saúde. Este alimento tem na sua composição polifenóis que minimizam os efeitos dos radicais livres. De acordo com um estudo, a combinação mel e canela, reforça o seu papel de alimento anticancerígeno.

 

 

  1. CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

Por ser rico em antioxidantes e flavonoides, é um alimento bom para a saúde do seu coração. O mel ajuda também a reduzir a taxa do colesterol LDL (mau colesterol).

 

 

  1. PELE BONITA

O mel é muito utilizado em máscaras de tratamento no campo da estética. No entanto, também a sua ingestão ajuda a ter uma pele mais bonita… a presença de flavonoides e carotenoides, ajudam a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento.

 

 

  1. BEM-ESTAR E DESCANSO

Este alimento estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.  Também é rico em triptofano, que ajuda a baixar o nível de stress do organismo e ajuda-o a descansar melhor.

 

 

Contra-indicações do mel

 

O mel é um alimento contra-indicado em algumas situações como:

 

  • Crianças menores de 1 ano de idade: Até primeiro ano de idade como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Existe até o primeiro ano de vida e a possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium boltulino.
  • Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.
  • Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

 

Fonte do artigo

 

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