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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Qui | 16.08.18

Benefícios da carne vermelha

Ricardo

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Existe a eterna dúvida sobre os benefícios ou malefícios da carne vermelha no nosso organismo, no entanto, importa perceber que nem toda a carne é criada da mesma forma, e é importante diferenciar carne vermelha processada da carne não processada, e perceber o verdadeiro benefício nutricional que vem de comermos carne vermelha 100% natural.

 

Benefícios da carne vermelha

 

1) Proteína

A carne vermelha é uma excelente fonte de proteína, contendo algo como 20 a 24g de proteína por cada 100g cruas. É uma fonte proteica completa, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais para estruturas do nosso corpo, desde músculos, cabelo, pele, entre outros..

 

2) Ferro

É uma das maiores fontes de ferro, sendo também que este se encontra na sua forma com maior biodisponibilidade. Tem uma eficiência de absorção que pode ir até aos 30%, ao contrário do ferro das lentilhas ou feijões que ronda os 3%. O ferro é necessário para o transporte de oxigénio dos nossos pulmões para o resto do nosso corpo. A anemia (deficiência em ferro) é um problema sério que afecta principalmente mulheres, e pode ser evitado com uma dieta equilibrada que contenha carne vermelha.

 

3) Outras vitaminas e minerais

Com uma grande lista de vitaminas e minerais, a carne vermelha é uma fonte de vitamina B12, B6, ferro e zinco, com quantidades que não se encontram noutras fontes. Carne de vaca, porco ou de ovinos são reconhecidas fontes de vitamina B12, niacina, fósforo e zinco,  que contribuem um bom funcionamento digestivo, imunitário, crescimento ósseo, recuperação e produção energética. A vitamina B12 é particularmente importante pois não pode ser sintetizada pelo corpo, e está presente no funcionamento de todas as células do corpo humano. É apenas encontrada em carne vermelha, peixe e ovos, a deficiência de B12 é associada a Alzheimer, e problemas cognitivos.

 

4) Antioxidantes

O ácido alfa lipóico é um dos mais poderosos antioxidantes e caçador de radicais livres, reciclando vitaminas, protegendo o nosso código genético e ajuda a regular a glicose no sangue em diabéticos. Também tem um papel protector contra o cancro, doenças cardíacas e problemas no fígado. E a carne vermelha é a maior fonte de ácido alfa lipóico, contradizendo vários mitos, provando ser mesmo um grande rival a super alimentos com poder antioxidante.

5) Gordura

Com um rácio próximo de 1:1 em termos e gordura saturada e monoinsaturada, a carne vermelha é uma valiosa fonte de ómega 3. A gordura monoinsaturada na carne vermelha é a mesma que podemos encontrar no azeite (o azeite é um dos elementos chave da dieta mediterrânea, permanentemente recomendado por médicos por reduzir o risco de doenças cardíacas). Procura optar por carne vermelha biológica, pois é a que contém níveis mais altos de ómega 3.

 

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