Benefícios do cardio em jejum
A pergunta que fazemos sempre é: Quais os benefícios do cardo em jejum?
O cardio em jejum pode ser vantajoso mas NÃO é necessário, NÃO é mais eficaz e NÃO é uma solução milagrosa.
3 SITUAÇÃO EM QUE PODERÁ SER VANTAJOSO
- Gosta de treinar antes de tomar o pequeno-almoço.
- O horário do dia a dia não lhe permite realizar cardio noutra altura.
- Como estratégia temporária p/ dar um estímulo diferente do habitual ao corpo.
TEORIA QUE DEFENDE A SUA VANTAGEM
Ao acordar e realizar exercício físico, o corpo irá utilizar de imediato as "reservas de açúcar" (reservas que temos no fígado + o glicogénio na massa muscular) até as esgotar. Como ainda não foram ingeridos alimentos, o corpo poderá ir mais rapidamente às "reservas de gordura" para obter a energia necessária.
TREINAR EM JEJUM P/ QUEIMAR MAIS GORDURA?
Segundo esta lógica poderíamos apenas treinar em jejum para queimar o máximo de gordura corporal. Infelizmente, a verdade é que o corpo prefere consumir a própria massa muscular magra para obter a energia necessária.
Desta forma, são necessários alguns cuidados para evitar a perda de massa magra.
CUIDADOS A TER P/ QUEM PRETENDE EXPERIMENTAR:
O ritmo do cardio deve ser mantido a um ritmo médio/moderado (nunca realizar algo de alta intensidade como corrida ou sprints).- A duração total do cardio deverá ser mantida abaixo dos 45min (20min de caminhada rápida, elíptica ou bicicleta já serão suficientes).
- Para prevenir ao máximo a perda de massa muscular, tome 5g de BCAA'S antes + 5g de BCAA'S durante o cardio.
A VERDADE:
Para algumas pessoas, o cardio em jejum poderá ser uma possível "estratégia". No entanto, nunca deverá ser visto como algo "superior" ao cardio realizado em qualquer outra altura do dia. O fator mais importante para garantir resultados será sempre a ingestão correta de calorias diárias ajustadas ao seu objetivo.
O exercício físico funciona como uma ajuda extra e deve ser realizado na altura em que mais gosta ou de acordo com as suas possibilidades horárias.