Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Sab | 01.09.18

Benefícios do mel

Ricardo

Mel.jpg

 

O mel é considerado  um hidrato de carbono de rápia  absorção que consumido de forma moderada e equilibrada pode ter um impacto muito positivo na nossa saúde.

 

Descubra alguns benefícios do mel para a sua saúde.

 

  1. ALIVIA REFLUXO GÁSTRICO

A sua consistência viscosa ajuda a aliviar a sensação de azia e refluxo gástrico, provocada por alguns alimentos mais indigestos.

 

 

  1. ELIMINA TOXINAS

Apesar de ser um açúcar natural, o mel ajuda a eliminar toxinas e favorece o processo digestivo.

 

 

  1. EXPECTORANTE NATUAL

Quem nunca bebeu um copo de leite ou uma chávena de chá com mel para aliviar as dores de garganta? Este alimento tem um forte efeito expectorante, ajudando assim neste processo.

 

 

  1. ENERGIA PURA

É uma boa opção para acrescentar ao seu pequeno-almoço para um boost de energia logo pela manhã.

 

 

  1. PURIFICA O SISTEMA DIGESTIVO

Iniciar o dia com um copo de água com mel, misturado com limão e mel, ajuda a equilibrar o pH do organismo e a limpar o sistema digestivo. Desta forma reduz a sensação de inchaço e o refluxo gástrico e ainda diminui a probabilidade de desenvolver úlceras.

 

 

  1. ANTIOXIDANTE

O mel é rico em antioxidantes que têm como função a redução de radicais livres em excesso que podem ser prejudiciais à saúde. Este alimento tem na sua composição polifenóis que minimizam os efeitos dos radicais livres. De acordo com um estudo, a combinação mel e canela, reforça o seu papel de alimento anticancerígeno.

 

 

  1. CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

Por ser rico em antioxidantes e flavonoides, é um alimento bom para a saúde do seu coração. O mel ajuda também a reduzir a taxa do colesterol LDL (mau colesterol).

 

 

  1. PELE BONITA

O mel é muito utilizado em máscaras de tratamento no campo da estética. No entanto, também a sua ingestão ajuda a ter uma pele mais bonita… a presença de flavonoides e carotenoides, ajudam a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento.

 

 

  1. BEM-ESTAR E DESCANSO

Este alimento estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.  Também é rico em triptofano, que ajuda a baixar o nível de stress do organismo e ajuda-o a descansar melhor.

 

 

Contra-indicações do mel

 

O mel é um alimento contra-indicado em algumas situações como:

 

  • Crianças menores de 1 ano de idade: Até primeiro ano de idade como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Existe até o primeiro ano de vida e a possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium boltulino.
  • Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.
  • Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

 

Fonte do artigo

 

loading...