Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

Dom | 02.09.18

Benefícios dos Hidratos de carbono

Ricardo

hidratos de carbono.jpg

 

Quais os benefícios dos hidratos de carbono no nosso corpo?

 

Simples!! Os hidratos de carbono são fundamentais para o ganho de Massa Muscular mas também para a PERDA DE GORDURA

MEDO DOS HIDRATOS?

▪Perca a fobia dos hidratos e evite estagnações de resultados desnecessárias que apenas resultam em frustração. Compreenda a sua função e a forma estratégica de os utilizar.

▪Hoje em dia existe uma nova tendência de ver os hidratos de carbono como os principais inimigos. Não se iluda em acreditar que fará "Zero Hidratos" para o resto da vida.

▪Os hidratos de carbono são fundamentalmente uma fonte de ENERGIA, mas hoje em dia existe imensa controvérsia. Isto acontece devido aos resultados rápidos, mas TEMPORÁRIOS que acontecem ao reduzir bruscamente ou eliminar por completo os hidratos da alimentação. 

OS VERDADEIROS INIMIGOS: açúcar refinado, pesticidas, herbicidas, hormonas, corantes, conservantes, adoçantes artificiais, etc.



6 PROBLEMAS COMUNS NA AUSÊNCIA DE HIDRATOS:

  

  1. NÃO É SUSTENTÁVEL a longo prazo e corre o risco de, ao voltar a ingeri-los, sofrer de um aumento de peso brusco e retenção líquida. Na ausência prolongada de hidratos de carbono, o nosso sistema digestivo gradualmente diminui a produção de enzimas responsáveis pela sua digestão.

    2. ESTAGNAÇÃO DOS RESULTADOS. Os hidratos afetam diretamente o funcionamento da tiróide e, com uma redução drástica ou eliminação total dos hidratos, irá inevitavelmente sofrer uma estagnação.

    3.. AUMENTO DA ANSIEDADE devido à ausência de "serotonina" (hormona com efeito calmante que o corpo produz a partir dos hidratos de carbono).

    4. INSÓNIA / Qualidade do sono reduzida (devido à ausência de "serotonina", que mais tarde é convertida em "melatonina" no interior do corpo e que por sua vez regula os nosso ciclos de sono).

    5. FOME CONSTANTE / Apetite incontrolável. Este é provavelmente o efeito mais devastador para o sucesso e o que induz a maioria das futuras compulsões alimentares.

    6. FADIGA e menos performance devido ao volume muscular reduzido (os hidratos de carbono transportam moléculas de água para o interior do músculo). Cada molécula de hidratos retém 3x o seu peso em água dentro do meio intracelular, o que resulta numa melhor troca de nutrientes e performance desportiva.


EXEMPLO DE HIDRATOS:

  • SIMPLES: pão branco, bolachas, bolos, refrigerantes, sumos, doces, etc.
  • COMPLEXOS: aveia, batata doce, quinoa, feijão, grão, etc. 
    Os hidratos complexos são fundamentais para o ganho de massa muscular e para a perda de gordura, uma vez que afetam diretamente o metabolismo (funcionamento da tiróide) e consequentemente a velocidade a que ocorre a perda de gordura.

 

USO ESTRATÉGICO:


Para obter o máximo de benefícios (metabolismo rápido, saciedade, etc.), a ingestão de hidratos deve ser sempre adequada ao seu objetivo (emagrecimento, definição, aumento de massa muscular, etc).

Os hidratos de carbono tanto podem ser utilizados para amplificar uma Perda de Gordura como um aumento de Massa Muscular magra. Tudo depende da forma como são utilizados.

O que irá variar: 

  • A escolha dos hidratos;
  • A quantidade ingerida;

- A frequência de ingestão (diária, "x" em "x" dias, etc.).

 

DICA P/ PERDA DE GORDURA: 


Não existe perda de gordura sempre linear e constante. A metodologia de trabalho será, inevitavelmente, ter de dar 1 passo para trás para dar 2 em frente. Desta forma é importante realizar pelo menos 1 refeição totalmente livre no decorrer da semana 

Pelo menos 1x POR SEMANA faça um almoço ou jantar totalmente livre ao seu gosto, sem qualquer peso na consciência (escolha e dose desejada). A refeição livre deverá ser rica em hidratos de carbono como batata, arroz, massa, etc. pois assim irá ajudar a acelerar o metabolismo e eliminar ”os desejos” durante os dias consecutivos à mesma.

 

CONCLUSÃO: 


Compreenda que os hidratos de carbono podem ser os maiores inimigos ou os maiores aliados ao seu objetivo. Tudo depende da forma como os utiliza na sua alimentação. 

NOTA: Cada corpo é único e poderão haver exceções a qualquer regra, inclusive à quantidade de hidratos de carbono que o seu corpo necessita e à forma como reage após a ingestão dos mesmos.

 

Fonte do artigo

 

 

loading...